Corpo, movimento, desenho e desenvolvimento humano.

2 Abril 2019, 14:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Corpo, movimento, desenho e desenvolvimento humano.

 

O uso do desenho como como instrumento de avaliação e de expressão do desenvolvimento psicológico.

Os estádios de desenvolvimento do desenho infantil, segundo Victor Lowenfeld;  a sua relação com o desenvolvimento psicológico. A evolução da representação do corpo e desenvolvimento cognitivo. Desenho, movimento e dança.

O estádio da Garatuja (2/4 anos) - a impulsividade motora; as representações fortuitas; a relação entre as primeiras tentativas de representação intencional e a “permanência de objecto”.

Expressão gráfica, desenho e etologia

O estádio pré-Esquemático (4/7 anos) - A representação dos primeiros objectos reconhecíveis. As principais características do “desenho pré esquemático”. A representação da figura humana. A relação do “desenho pré-esquemático” com o egocentrismo cognitivo da criança. Os limites à cooperação e a sua expressão no desenho. As manifestações do pensamento mágico. A valorização emocional dos elementos. O desenho edipiano.

O estádio Esquemático (7-9 anos). O desenvolvimento do conceito da forma e a representação descritiva da realidade. Relação do desenho nesta fase com a emergência do pensamento lógico, da lógica concreta e com o período da latência pós-edipiana.

 

Bibliografia:

Barret, M. (1979) A Educação em Arte, Lisboa, Presença

Boriss-Krimsky, Carolyn (1999) "The Creativity Handbook: A Visual Arts Guide for Parents and Teachers" (Cap 3). Charles C. Thomas Publishers Ltd., Springfield, IL

Gardner, Howard (1973). The Arts and the Human Development, N.York, John Wiley

Hammer, E. (1978),  Aplicações Clínicas dos Desenhos Projectivos, R.Janeiro, Ed. Interamericana

Lenain, T. (1990) La Peinture des Singes, Paris, Syros