Sumários
Corpo, movimento, desenho e desenvolvimento humano. A teoria das inteligências Múltiplas (conclusão) e o desenho projectivo
11 Abril 2019, 15:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
A “Teoria das inteligências múltiplas” (Howard Gardner, 1983); desenvolvimento da teoria e debates. Inteligência linguística (verbal) Inteligência lógica-matemática (numérica); Inteligência visuo-espacial; Inteligência cinestésico-corporal; Inteligência rítmico-musical; Inteligência interpessoal; Inteligência intrapessoal. Inteligência naturalística.
A relação da teoria de Gardner com as estratégias pedagógicas e de ensino e com a fundamentação dos processos mentais em arte e da importância do ensino artístico.
O teste do desenho da figura humana com teste projectivo. Outras abordagens da dinâmica psicológica individual através do desenho projectivo: o exemplo do desenho da família e do desenho livre. Dimensões projectivas e psicológicas das representações do corpo no espaço (role-play)
Relações entre desenho, movimento e dança: dimensões expressivas dos aspectos gráficos do desenho e suas conexões à análise do movimento em dança, e à labananálise.
Bibliografia:
Barret, M (1982) A Educação em Arte, Lisboa, Presença,
Dulicai, D. (s/d) “Theories and methods of Dance movement-therapy” (artº não publicado)
Gardner, Howard (1973) The Arts and the Human Development, N.Iorque, J.Wiley & Sons
Gardner, Howard. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books,1983
Gardner, Howard. Multiple Intelligences: The Theory in Practice. New York: Basic Books, 1993.
Gardner, Howard. Intelligence Reframed: Multiple Intelligences for the 21st Century.New York: Basic Books, 2000.
Hanna, J.Lynne (2015). « Mirror neurons ». Em Dancing to learn: The brain´s Cognition, Emotion and Movement. Londres: Rowman & Littlefield
Hammer,E (1981) Aplicações Clínicas dos Desenhos Projectivos, R.Janeiro, Ed. Interamericana
Humphrey, J.H. (1987) Child Development and Learning through Dance,, N.Iorque, AMS Press
Malchiodi, C.A. (2001) “Using Drawing as Intervention with Traumatized Children. Em Trauma And Loss: Research and Interventions. Volume 1, Number 1, 2001
Corpo, movimento, desenho e desenvolvimento humano. A teoria das inteligências Múltiplas (introdução) e o Teste do desenho da Figura Humana
9 Abril 2019, 14:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
O realismo nascente (9-11 anos) - a autoconsciência e o desenvolvimento da capacidade de observação, e do raciocínio lógico. O decréscimo da espontaneidade e a sua relação com a fase da latência.
O pseudo-naturalismo (11-13 anos) - O uso de raciocínio e a representação da profundidade e da perspectiva. Autocrítica e decréscimo da autoconfiança. O incremento da consciência do meio envolvente e a representação dos detalhes.
O pseudo-naturalismo (11-13 anos) - O uso de raciocínio e a representação da profundidade e da perspectiva. Autocrítica e decréscimo da autoconfiança. O incremento da consciência do meio envolvente e a representação dos detalhes.
A adolescência (13-17 anos) - Identificação de temas e construção de personagens. Desenvolvimento do interesse pelas artes visuais ou o abandono radical. A cópia de estilos e a sua relação com a necessidade de modelos de identificação. O domínio da consciência crítica.
Estudo teórico- prático e análise de desenhos, representativos destes estádios.
O Teste do Desenho da Figura Humana de Goodenough. A expressão a através do desenho e a sua relação com a consciência do corpo e do espaço. O desenho enquanto teste não-verbal associado à avaliação de factores intelectuais. Noções básicas sobre a cotação do desenho da figura humana.
A “Teoria das inteligências múltiplas” (Howard Gardner, 1983); desenvolvimento da teoria e debates.
Inteligência linguística (verbal) Inteligência lógica-matemática (numérica); Inteligência visuo-espacial;
Inteligência cinestésico-corporal; Inteligência rítmico-musical; Inteligência interpessoal; Inteligência intrapessoal
Inteligência naturalística.
Bibliografia:
Barret, M. (1979) A Educação em Arte, Lisboa, Presença
Boriss-Krimsky, Carolyn (1999) "The Creativity Handbook: A Visual Arts Guide for Parents and Teachers" (Cap 3). Charles C. Thomas Publishers Ltd., Springfield, IL
Gardner, Howard (1973) The Arts and the Human Development, N.Iorque, J.Wiley & Sons
Gardner, Howard. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books,1983
Gardner, Howard. Multiple Intelligences: The Theory in Practice. New York: Basic Books., 1993.
Gardner, Howard. Intelligence Reframed: Multiple Intelligences for the 21st Century.New York: Basic B., 2000.
Hammer, E. (1978), Aplicações Clínicas dos Desenhos Projectivos, R.Janeiro, Ed. Interamericana
Lenain, T. (1990) La Peinture des Singes, Paris, Syros
Pfeifer, L.I. & col. “Noção corporal em crianças pré-escolares: uma proposta psicomotora”. Revista do Nufen, ano 01, V. 1, Abril-Agosto 2009
Priddle, Ruth E. “Learning Spacial Concepts Through Dance-Type Activities”. In
Dance Research
Os alunos solicitaram dispensa da aula paraefeitos de participação em actividade académica
4 Abril 2019, 15:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Os alunos solicitaram dispensa da aula paraefeitos de participação em actividade académica