Corpo, movimento, desenho e desenvolvimento humano. A teoria das inteligências Múltiplas (conclusão) e o desenho projectivo
11 Abril 2019, 15:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
A “Teoria das inteligências múltiplas” (Howard Gardner, 1983); desenvolvimento da teoria e debates. Inteligência linguística (verbal) Inteligência lógica-matemática (numérica); Inteligência visuo-espacial; Inteligência cinestésico-corporal; Inteligência rítmico-musical; Inteligência interpessoal; Inteligência intrapessoal. Inteligência naturalística.
A relação da teoria de Gardner com as estratégias pedagógicas e de ensino e com a fundamentação dos processos mentais em arte e da importância do ensino artístico.
O teste do desenho da figura humana com teste projectivo. Outras abordagens da dinâmica psicológica individual através do desenho projectivo: o exemplo do desenho da família e do desenho livre. Dimensões projectivas e psicológicas das representações do corpo no espaço (role-play)
Relações entre desenho, movimento e dança: dimensões expressivas dos aspectos gráficos do desenho e suas conexões à análise do movimento em dança, e à labananálise.
Bibliografia:
Barret, M (1982) A Educação em Arte, Lisboa, Presença,
Dulicai, D. (s/d) “Theories and methods of Dance movement-therapy” (artº não publicado)
Gardner, Howard (1973) The Arts and the Human Development, N.Iorque, J.Wiley & Sons
Gardner, Howard. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books,1983
Gardner, Howard. Multiple Intelligences: The Theory in Practice. New York: Basic Books, 1993.
Gardner, Howard. Intelligence Reframed: Multiple Intelligences for the 21st Century.New York: Basic Books, 2000.
Hanna, J.Lynne (2015). « Mirror neurons ». Em Dancing to learn: The brain´s Cognition, Emotion and Movement. Londres: Rowman & Littlefield
Hammer,E (1981) Aplicações Clínicas dos Desenhos Projectivos, R.Janeiro, Ed. Interamericana
Humphrey, J.H. (1987) Child Development and Learning through Dance,, N.Iorque, AMS Press
Malchiodi, C.A. (2001) “Using Drawing as Intervention with Traumatized Children. Em Trauma And Loss: Research and Interventions. Volume 1, Number 1, 2001