Corpo, movimento, desenho e desenvolvimento humano. A teoria das inteligências Múltiplas (introdução) e o Teste do desenho da Figura Humana
9 Abril 2019, 14:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
O realismo nascente (9-11 anos) - a autoconsciência e o desenvolvimento da capacidade de observação, e do raciocínio lógico. O decréscimo da espontaneidade e a sua relação com a fase da latência.
O pseudo-naturalismo (11-13 anos) - O uso de raciocínio e a representação da profundidade e da perspectiva. Autocrítica e decréscimo da autoconfiança. O incremento da consciência do meio envolvente e a representação dos detalhes.
O pseudo-naturalismo (11-13 anos) - O uso de raciocínio e a representação da profundidade e da perspectiva. Autocrítica e decréscimo da autoconfiança. O incremento da consciência do meio envolvente e a representação dos detalhes.
A adolescência (13-17 anos) - Identificação de temas e construção de personagens. Desenvolvimento do interesse pelas artes visuais ou o abandono radical. A cópia de estilos e a sua relação com a necessidade de modelos de identificação. O domínio da consciência crítica.
Estudo teórico- prático e análise de desenhos, representativos destes estádios.
O Teste do Desenho da Figura Humana de Goodenough. A expressão a através do desenho e a sua relação com a consciência do corpo e do espaço. O desenho enquanto teste não-verbal associado à avaliação de factores intelectuais. Noções básicas sobre a cotação do desenho da figura humana.
A “Teoria das inteligências múltiplas” (Howard Gardner, 1983); desenvolvimento da teoria e debates.
Inteligência linguística (verbal) Inteligência lógica-matemática (numérica); Inteligência visuo-espacial;
Inteligência cinestésico-corporal; Inteligência rítmico-musical; Inteligência interpessoal; Inteligência intrapessoal
Inteligência naturalística.
Bibliografia:
Barret, M. (1979) A Educação em Arte, Lisboa, Presença
Boriss-Krimsky, Carolyn (1999) "The Creativity Handbook: A Visual Arts Guide for Parents and Teachers" (Cap 3). Charles C. Thomas Publishers Ltd., Springfield, IL
Gardner, Howard (1973) The Arts and the Human Development, N.Iorque, J.Wiley & Sons
Gardner, Howard. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books,1983
Gardner, Howard. Multiple Intelligences: The Theory in Practice. New York: Basic Books., 1993.
Gardner, Howard. Intelligence Reframed: Multiple Intelligences for the 21st Century.New York: Basic B., 2000.
Hammer, E. (1978), Aplicações Clínicas dos Desenhos Projectivos, R.Janeiro, Ed. Interamericana
Lenain, T. (1990) La Peinture des Singes, Paris, Syros
Pfeifer, L.I. & col. “Noção corporal em crianças pré-escolares: uma proposta psicomotora”. Revista do Nufen, ano 01, V. 1, Abril-Agosto 2009
Priddle, Ruth E. “Learning Spacial Concepts Through Dance-Type Activities”. In
Dance Research