Corpo, movimento, desenho e desenvolvimento humano. A teoria das inteligências Múltiplas (introdução) e o Teste do desenho da Figura Humana

9 Abril 2019, 14:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

O realismo nascente (9-11 anos) - a autoconsciência e o desenvolvimento da capacidade de observação, e do raciocínio lógico. O decréscimo da espontaneidade e a sua relação com a fase da latência.

O pseudo-naturalismo (11-13 anos) - O uso de raciocínio e a representação da profundidade e da perspectiva. Autocrítica e decréscimo da autoconfiança. O incremento da consciência do meio envolvente e a representação dos detalhes.

O pseudo-naturalismo (11-13 anos) - O uso de raciocínio e a representação da profundidade e da perspectiva. Autocrítica e decréscimo da autoconfiança. O incremento da consciência do meio envolvente e a representação dos detalhes.

A adolescência (13-17 anos) - Identificação de temas e construção de personagens. Desenvolvimento do interesse pelas artes visuais ou o abandono radical. A cópia de estilos e a sua relação com a necessidade de modelos de identificação. O domínio da consciência crítica.

Estudo teórico- prático e análise de desenhos, representativos destes estádios.

O Teste do Desenho da Figura Humana de Goodenough. A expressão a através do desenho e a sua relação com a consciência do corpo e do espaço. O desenho enquanto teste não-verbal associado à avaliação de factores intelectuais. Noções  básicas sobre a cotação do desenho da figura humana.

A “Teoria das inteligências múltiplas” (Howard Gardner, 1983);  desenvolvimento da teoria e debates.

Inteligência linguística (verbal) Inteligência lógica-matemática (numérica); Inteligência  visuo-espacial;   

Inteligência cinestésico-corporal; Inteligência rítmico-musical; Inteligência interpessoal; Inteligência intrapessoal

Inteligência naturalística.

Bibliografia:

Barret, M. (1979) A Educação em Arte, Lisboa, Presença

Boriss-Krimsky, Carolyn (1999) "The Creativity Handbook: A Visual Arts Guide for Parents and Teachers" (Cap 3). Charles C. Thomas Publishers Ltd., Springfield, IL

Gardner, Howard (1973) The Arts and the Human Development, N.Iorque, J.Wiley & Sons

Gardner, Howard. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books,1983

Gardner, Howard. Multiple Intelligences: The Theory in Practice. New York: Basic Books., 1993.

Gardner, Howard. Intelligence Reframed:  Multiple Intelligences for the 21st Century.New York: Basic B., 2000.

Hammer, E. (1978),  Aplicações Clínicas dos Desenhos Projectivos, R.Janeiro, Ed. Interamericana

Lenain, T. (1990) La Peinture des Singes, Paris, Syros

Pfeifer, L.I. & col. “Noção corporal em crianças pré-escolares: uma proposta psicomotora”. Revista do Nufen, ano 01, V. 1, Abril-Agosto 2009

Priddle, Ruth E.  “Learning Spacial Concepts Through Dance-Type Activities”. In

Dance Research