DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – construção do objecto e crise dos 3 anos

28 Fevereiro 2019, 15:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – construção do objecto e crise dos 3 anos

Os estádios da “construção de objecto” descritos por J.Piaget. Os mecanismos de assimilação e de acomodação. O conceito de “egocentrismo” em Piaget: a sua dimensão cognitiva e a sua expressão na construção na dimensão moral na criança.

 As seis fases da “construção de objecto”: o  declínio do “egocentrismo psicológico” da criança, ao longo da primeira infância. As primeiras três fases (0-6/9  meses),  caracterizam-se pela ausência de condutas específicas da criança para com objectos desaparecidos. A organização dos reflexos e a coordenação das condutas de audição/visão, e de  visão/preensão. O surgimento das primeiras reacções circulares, primárias e diferidas.

A relação entre os estádios da “construção de objecto” (Piaget) e a “evolução objectal” (Spitz):  a construção, contemporânea e  em interinfluência, do objecto cognitivo e afectivo.

A entrada no grupo: a crise da personalidade dos 3 anos e o processo edipiano.

Características e fundamentos psicológicos da crise de personalidade dos 3 anos. A dissipação progressiva do universo simbiótico primitivo.

A entrada no grupo: a crise da personalidade dos 3 anos e o processo edipiano.

Características e fundamentos psicológicos da crise de personalidade dos 3 anos. A dissipação progressiva do universo simbiótico primitivo. A importância das relações entre crianças e o nascimento das relações de grupo no desenvolvimento psicossocial da criança

O desenvolvimento da fala, da marcha, e com a noção das primeiras  interdições sócio-educacionais por parte da criança. O “não” como  expressão socializada da negação. A importância da aprendizagem do  adiamento da gratificação, na configuração da transformação do  “princípio do prazer” em “princípio da realidade”.

 

O período edipiano (introdução)

Bibliografia

Bourdial, Isabelle “Os Bebés distinguem Sons” in Science et Vie, s/d

Durkin, Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers

Harlow, Harry (s/d) “A Natureza do Amor”. In as Ligações Infantis. Lisboa

Reymond-Rivier, Berthe (1986)  O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster,

Stern, Daniel (1993) O Mundo interpessoal do bebé, Porto Alegre, Ed Artes Médicas