DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – o período pré-verbal
14 Fevereiro 2019, 15:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – o período pré-verbal
O desenvolvimento psicológico na 1ª infância: a importância da estimulação relacional precoce; a teoria da vinculação segundo Bolwby e K.Lorenz; As perturbações da relação objectal: as fases do “protesto”, do “desespero” e do “desapego” (Bowlby). O “diálogo tónico”, de Henri Wallon. Os estudos longitudinais de Spitz. A síndroma do “hospitalismo”,a “depressão anaclítica”. A relação entre perturbações da relação precoce e o deflagrar de distúrbios psíquicos posteriores.
Alimentação ou segurança?: a experiência de Harlow
Estimulação precoce e neurociências.
Relação materno-infantil e primeira infância: a transição do fisiológico ao psicológico, como período em que se constituem a génese e a matriz das posteriores relações sociais. Definição do conceito de “relação de objecto”. O desenvolvimento da relação objectal segundo R.Sptiz: o estádio não-objectal.
Bibliografia
Brown, Steven & Michael J. Martinez, Lawrence M. Parsons (2006) “The Neural Basis of Human Dance”. In Cerebral Cortex, August 2006,16, pgs 1157--1167
Durkin, Kevin Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers, 1995
Gardner, H. (1982) Art, Mind and Brain, Univ. Illinois Press
Harlow, Harry (s/d) “A Natureza do Amor”. In as Ligações Infantis. Lisboa
Reymond-Rivier, Berthe O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster, 1977
Stern, Daniel (1993) O Mundo interpessoal do bebé, Porto Alegre, Ed Artes Médicas