DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO –Relações entre crianças. Dança, desenvolvimento cognitivo e aprendizagem
14 Março 2019, 15:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO –Relações entre crianças. Dança e desenvolvimento cognitivo
A entrada no grupo. A importância das relações entre crianças. Factores cognitivos A abertura da criança ao mundo exterior como uma das consequências do processo da resolução edipiana: a inserção escolar e o papel das relações infantis. Características e evolução das interacções relacionais entre crianças: do isolamento (“monólogo colectivo”,Piaget) à interacção. Os principais entraves à cooperação entre crianças, relacionados com as características intrapsíquicas e comportamentais da criança nesta fase: o egocentrismo, a heteronomia e a instabilidade de caracter. Dança, desenvolvimento cognitivo e aprendizagem: contributo da dança no desenvolvimento das capacidades de aprendizagem de matérias como a leitura ou a matemática.
Bibliografia Barret, M (1982) A Educação em Arte, Lisboa, Presença Dulicai, D. (s/d) “Theories and methods of Dance movement-therapy” (artº não publicado) Durkin, Gardner, Howard (1973) The Arts and the Human Development, N.Iorque, J.Wiley & Sons Gilbert, Anne G. (2004) “Brain Compatible Approach to studio Dance” (www.newhorizons.org/strategies/artsineducation) Humphrey, J. (1987) - Child Development and Learning through Dance, AMS Press Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers Lowenfeld, V. e col. (1977) O Desenvolvimento da Capacidade Criadora, S.Paulo, Ed.M.Jou Priddle, R. (ed.) s/d Psychological Perspectives on Dance, N.Iorque, CORD Reymond-Rivier, Berthe (1986) O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster, SCHILLER, Wendy e col (2003), “Dance – Moving beyond steps to ideas Wright”, in Wright, Susan, (2003) Children, Meaning-making and the Arts, Australia, Pearson Education |
|