DANÇA, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

21 Março 2018, 11:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

DANÇA,  DESENVOLVIMENTO  E APRENDIZAGEM

Da  percepção à representação.

Dança e Psicologia do Desenvolvimento. Motricidade e percepção enquanto base de toda a aprendizagem: a percepção do tempo, do espaço e da forma. A exploração motora, perceptiva e expressiva  enquanto reflexo e enquanto estímulo para as capacidades gerais de aprendizagem.

Os exemplos da leitura e da matemática.

Potencialidades da dança em contextos de educação e de reeducação.

Esclarecimento de dúvidas, com vista ao 1ºteste (23 de Março)

Bibliografia

Barret, M (1982) A Educação em Arte, Lisboa, Presença

Dulicai, D. (s/d) “Theories and methods of Dance movement-therapy” (artº não publicado)

Gardner, Howard (1973) The Arts and the Human Development, N.Iorque, J.Wiley & Sons

Gilbert, Anne G. (2004) “Brain Compatible Approach to studio Dance”

(www.newhorizons.org/strategies/artsineducation)

Humphrey, J. (1987) - Child Development and Learning through Dance, AMS Press

Lowenfeld, V. e col. (1977) O Desenvolvimento da Capacidade Criadora, S.Paulo, Ed.M.Jou

Priddle, R. (ed.) s/d Psychological Perspectives on Dance, N.Iorque, CORD

SCHILLER, Wendy e col (2003), “Dance – Moving beyond steps to ideas Wright”, in Wright, Susan, (2003) Children, Meaning-making and the Arts, Australia, Pearson Education