DANÇA, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
21 Março 2018, 11:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
DANÇA, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Da percepção à representação.
Dança e Psicologia do Desenvolvimento. Motricidade e percepção enquanto base de toda a aprendizagem: a percepção do tempo, do espaço e da forma. A exploração motora, perceptiva e expressiva enquanto reflexo e enquanto estímulo para as capacidades gerais de aprendizagem.
Os exemplos da leitura e da matemática.
Potencialidades da dança em contextos de educação e de reeducação.
Esclarecimento de dúvidas, com vista ao 1ºteste (23 de Março)
Bibliografia
Barret, M (1982) A Educação em Arte, Lisboa, Presença
Dulicai, D. (s/d) “Theories and methods of Dance movement-therapy” (artº não publicado)
Gardner, Howard (1973) The Arts and the Human Development, N.Iorque, J.Wiley & Sons
Gilbert, Anne G. (2004) “Brain Compatible Approach to studio Dance”
(www.newhorizons.org/strategies/artsineducation)
Humphrey, J. (1987) - Child Development and Learning through Dance, AMS Press
Lowenfeld, V. e col. (1977) O Desenvolvimento da Capacidade Criadora, S.Paulo, Ed.M.Jou
Priddle, R. (ed.) s/d Psychological Perspectives on Dance, N.Iorque, CORD
SCHILLER, Wendy e col (2003), “Dance – Moving beyond steps to ideas Wright”, in Wright, Susan, (2003) Children, Meaning-making and the Arts, Australia, Pearson Education