DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – crise dos 3 anos (conclusão) + Periodo edipiano (introdução)
7 Março 2018, 11:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – crise dos 3 anos (conclusão) + Periodo edipiano (introdução)
A entrada no grupo: a crise da personalidade dos 3 anos e o processo edipiano.
Características e fundamentos psicológicos da crise de personalidade dos 3 anos. A dissipação progressiva do universo simbiótico primitivo. A importância das relações entre crianças e o nascimento das relações de grupo no desenvolvimento psicossocial da criança
O desenvolvimento da fala, da marcha, e com a noção das primeiras interdições sócio-educacionais por parte da criança. O “não” como expressão socializada da negação. A importância da aprendizagem do adiamento da gratificação, na configuração da transformação do “princípio do prazer” em “princípio da realidade”.
A “crise da personalidade dos três anos” e sua relação com o início do “período edipiano”.
Bibliografia
Durkin, Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers
Reymond-Rivier, Berthe (1986) O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster,
Winnicott, D.W. L´enfant et le monde extérieur, Paris, Payot, 1978