DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – crise dos 3 anos (conclusão) + Periodo edipiano (introdução)

7 Março 2018, 11:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO –  crise dos 3 anos (conclusão)  + Periodo edipiano (introdução)

A entrada no grupo: a crise da personalidade dos 3 anos e o processo edipiano.

Características e fundamentos psicológicos da crise de personalidade dos 3 anos. A dissipação progressiva do universo simbiótico primitivo. A importância das relações entre crianças e o nascimento das relações de grupo no desenvolvimento psicossocial da criança

O desenvolvimento da fala, da marcha, e com a noção das primeiras  interdições sócio-educacionais por parte da criança. O “não” como  expressão socializada da negação. A importância da aprendizagem do  adiamento da gratificação, na configuração da transformação do  “princípio do prazer” em “princípio da realidade”.

A “crise da personalidade dos três anos” e sua relação com o início do “período edipiano”.

Bibliografia

Durkin, Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers

Reymond-Rivier, Berthe (1986)  O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster,

Winnicott, D.W.  L´enfant et le monde extérieur, Paris, Payot, 1978