DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO: o nascimento do pensamento lógico (conclusão)

16 Março 2018, 10:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

O nascimento do pensamento lógico e sua influência no comportamento infantil (conclusão). A construção do conhecimento; relações entre crianças.

Debate sobre o vídeo-documentário da aula anterior em busca de pistas acerca dos motivos pelos quais as crianças de diferentes idades respondem aos testes de modo diferente.

Apresentação da teoria piagetiana acerca do modelo cognitivo baseado no egocentrismo do período sensório-motor (0-2anos) e suas repercussões no comportamento do bebê.

Apresentação e discussão coletiva acerca da diminuição do egocentrismo e o surgimento da consciência de si no período pré-operatório. Debate sobre as relações do período pré-operatório (segundo Piaget) com o período do complexo de Édipo (segundo Freud), ocorridos na mesma faixa etária segundo os autores.

Apresentação do período operatório concreto como consolidação do fim do egocentrismo e da firmeza de uma moralidade heterônoma com o nascimento do pensamento lógico e suas repercussões no comportamento de grupo infantil.

 

Bibliografia

Durkin, Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers

Reymond-Rivier, Berthe (1986)  O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster