Psicossociologia da Arte e da Dança: a teoria das inteligências múltiplas

2 Maio 2018, 11:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud


A “Teoria das inteligências múltiplas” (Howard Gardner, 1983);  desenvolvimento da teoria e debates.

Inteligência linguística (verbal) Inteligência lógica-matemática (numérica); Inteligência  visuo-espacial;   

Inteligência cinestésico-corporal; Inteligência rítmico-musical; Inteligência interpessoal; Inteligência intrapessoal

Inteligência naturalística.

A relação da teoria de Gardner com as estratégias pedagógicas e de ensino e com a fundamentação dos processos mentais em arte e da importância do ensino artístico.

Críticas ao modelo conceptual de Gardner

 

Bibliografia:

Amstrong, Thomas (2000) The Theory of Multiple Intelligences, em www.thomasamstrong.com

(cons. em 23-03-2009)

Barret, M (1982) A Educação em Arte, Lisboa, Presença,

Gardner, Howard (1973) The Arts and the Human Development, N.Iorque,  J.Wiley & Sons

Gardner, Howard. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York:

Basic,1983

Gardner, Howard. Multiple Intelligences: The Theory in Practice. New York: Basic,

1993.

Gardner, Howard. Intelligence Reframed:  Multiple Intelligences for the 21st Century.

New York:  Basic, 2000.

Hanna, J.Lynne (2015). « Mirror neurons ». Em Dancing to learn: The brain´s Cognition, Emotion and Movement. Londres: Rowman & Littlefield