Psicossociologia da Arte e da Dança: a teoria das inteligências múltiplas
2 Maio 2018, 11:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
A “Teoria das inteligências múltiplas” (Howard Gardner, 1983); desenvolvimento da teoria e debates.
Inteligência linguística (verbal) Inteligência lógica-matemática (numérica); Inteligência visuo-espacial;
Inteligência cinestésico-corporal; Inteligência rítmico-musical; Inteligência interpessoal; Inteligência intrapessoal
Inteligência naturalística.
A relação da teoria de Gardner com as estratégias pedagógicas e de ensino e com a fundamentação dos processos mentais em arte e da importância do ensino artístico.
Críticas ao modelo conceptual de Gardner
Bibliografia:
Amstrong, Thomas (2000) The Theory of Multiple Intelligences, em www.thomasamstrong.com
(cons. em 23-03-2009)
Barret, M (1982) A Educação em Arte, Lisboa, Presença,
Gardner, Howard (1973) The Arts and the Human Development, N.Iorque, J.Wiley & Sons
Gardner, Howard. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York:
Basic,1983
Gardner, Howard. Multiple Intelligences: The Theory in Practice. New York: Basic,
1993.
Gardner, Howard. Intelligence Reframed: Multiple Intelligences for the 21st Century.
New York: Basic, 2000.
Hanna, J.Lynne (2015). « Mirror neurons ». Em Dancing to learn: The brain´s Cognition, Emotion and Movement. Londres: Rowman & Littlefield