Psicossociologia da Arte e da Dança: Corpo, movimento, desenho e desenvolvimento humano

4 Maio 2018, 10:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud


Consciência do corpo e do espaço. Esquema corporal e Imagem corporal.

Praticas expressivas e psicomotoras e suas repercussões  no desenho da figura humana  (Pfeifer & Anão, 2009)

Corpo, percepção e representação.

O uso do desenho como como instrumento de avaliação e de expressão do desenvolvimento psicológico. O teste  do desenho da Figura Humana de Goodenough: um teste não-verbal associado à avaliação de factores intelectuais 

Estádios de desenvolvimento do desenho (Lowenfeld): introdução

 

Bibliografia:

Barret, M. (1982) A Educação em Arte; Lisboa, Presença

Lowenfeld, V. e col. (1977)  O Desenvolvimento da Capacidade Criadora, S.Paulo, Ed.Mestre Jou 

Pfeifer, L.I. & col. “Noção corporal em crianças pré-escolares: uma proposta picomotora”. Revista do Nufen, ano 01, V. 1, Abril-Agosto 2009

Priddle, Ruth E.  “Learning Spacial Concepts Through Dance-Type Activities”. In

Dance Research Annual IX, Essays in Dance Research, N.York: Congress on Dance Research