Psicossociologia da Arte e da Dança: Corpo, movimento, desenho e desenvolvimento humano
9 Maio 2018, 11:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Psicossociologia da Arte e da Dança: Corpo, movimento, desenho e desenvolvimento humano
Desenho e desenvolvimento cognitivo
O uso do desenho como como instrumento de avaliação e de expressão do desenvolvimento psicológico.
Os estádios de desenvolvimento do desenho infantil, segundo Victor Lowenfeld (conclusão); a sua relação com o desenvolvimento psicológico. A evolução da representação do corpo e desenvolvimento cognitivo. Desenho, movimento e dança.
O estádio da Garatuja (2/4 anos) - a impulsividade motora; as representações fortuitas; a relação entre as primeiras tentativas de representação intencional e a “permanência de objecto”.
Expressão gráfica, desenho e etologia
O realismo nascente (9-11 anos) - a autoconsciência e o desenvolvimento da capacidade de observação, e do raciocínio lógico. O decréscimo da espontaneidade e a sua relação com a fase da latência.
O pseudo-naturalismo (11-13 anos) - O uso de raciocínio e a representação da profundidade e da perspectiva. Autocrítica e decréscimo da autoconfiança. O incremento da consciência do meio envolvente e a representação dos detalhes.
O pseudo-naturalismo (11-13 anos) - O uso de raciocínio e a representação da profundidade e da perspectiva. Autocrítica e decréscimo da autoconfiança. O incremento da consciência do meio envolvente e a representação dos detalhes.
A adolescência (13-17 anos) - Identificação de temas e construção de personagens. Desenvolvimento do interesse pelas artes visuais ou o abandono radical. A cópia de estilos e a sua relação com a necessidade de modelos de identificação. O domínio da consciência crítica.
Estudo teórico- prático e análise de desenhos, representativos destes estádios.
Bibliografia:
Barret, M. (1979) A Educação em Arte, Lisboa, Presença
Boriss-Krimsky, Carolyn (1999) "The Creativity Handbook: A Visual Arts Guide for Parents and Teachers" (Cap 3). Charles C. Thomas Publishers Ltd., Springfield, IL
Gardner, Howard (1973). The Arts and the Human Development, N.York, John Wiley
Hammer, E. (1978), Aplicações Clínicas dos Desenhos Projectivos, R.Janeiro, Ed. Interamericana
Lenain, T. (1990) La Peinture des Singes, Paris, Syros