DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – o período Edipiano (conclusão). Relações entre crianças (introdução). Dança e desenvolvimento cognitivo
9 Março 2018, 10:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
O deflagrar da crise edipiana e as suas problemáticas.
O Mito de Édipo na Psicanálise. O processo edipiano e a construção da identidade psicossexual caracterização da dinâmica intrapsíquica edipiana.
A importância do pensamento simbólico, do jogo e das actividades expressivas durante este período - componente lúdica, a expressão sublimada da agressividade; controlo da angústia, experiência de papéis; contactos sociais, integração da personalidade, comunicação.
A contribuição das actividades expressivas, e expressivo-motoras enquanto vias de canalização da intensidade psicodinâmica que assinala esta etapa.
A entrada no grupo. A importância das relações entre crianças. Factores cognitivos
A abertura da criança ao mundo exterior como uma das consequências do processo da resolução edipiana: a inserção escolar e o papel das relações infantis.
Características e evolução das interacções relacionais entre crianças: do isolamento (“monólogo colectivo”,Piaget) à interacção.
Os principais entraves à cooperação entre crianças, relacionados com as características intrapsíquicas e comportamentais da criança nesta fase: o egocentrismo, a heteronomia e a instabilidade de caracter.
Dança e desenvolvimento cognitivo: o estudo de Priddle sobre o papel das actividades expressivo-motoras no desenvolvimento da lateralidade
Bibliografia
Durkin, Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers
Hamilton, Edith (1983)A Casa Real de Tebas, in A Mitologia, Lisboa, D.Quixote, 1983
Reymond-Rivier, Berthe (1986) O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster,
Winnicott, D.W. L´enfant et le monde extérieur, Paris, Payot, 1978