Programa

Processos contextuais na promoção da resiliência: climas de sala de aula e escolar

Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação

Programa

Esta unidade de estudo apresentará as principais dimensões relacionadas com os processos contextuais na escola e na sala de aula para a promoção da resiliência, gestão do clima da sala de aula e intervenção com alunos em risco. Serão apresentados os principais tópicos relacionados com a promoção de um clima de sala de aula positivo, com foco em modelos de análise e estratégias. Relações afetivas promotoras de uma regulação socioemocional e de um clima de sala de aula positivo, constituem outro tópico. Também abrangerá aspetos determinantes como diversidade e inclusão e irá explorar o papel do professor na identificação e encaminhamento de alunos em risco. Mais especificamente, irá explorar os seguintes conteúdos: ? 1. Inclusão, interculturalismo e respostas à diversidade ? 2. Aprendizagem colaborativa/cooperativa ? 3. Relações afetivas e comportamento positivo na sala de aula ? 4. Identificação de necessidades de apoio ? 5. Processos colaborativos e comunidades de prática na escola