Sumários
Conceito de ação
1 Outubro 2018, 14:00 • Elisabete Monteiro
O conceito de ação. As ações locomotivas e não locomotivas explorando diferentes partes, articulações e áreas do corpo, através da utilização do Motim Writing ou da declaração geral de movimento. Foi dada e explicada a respetiva simbologia, assim como exploradas diferentes formas de realização de uma mesma ação. Foi abordado o sentido de unidades de significação, assim como explorado em pequenos grupos o conceito de frase de movimento. A turma observou os trabalhos dos colegas, procedendo a uma breve análise e apreciação fundamentada.
Tipologias de movimento e os parâmetros musicais
28 Setembro 2018, 12:30 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
– Relações das tipologias de movimento com os parâmetros musicais
– Exploração expressiva de caráter livre com base nos diferentes parâmetros de análise da música e do movimento
– Dualismo entre Corpo Físico e Corpo Expressivo.
– Tessitura sonora e verticalidade do movimento
– Intensidade sonora e amplitude do gesto
– Melodia e frases de movimento
Exercícios Práticos
Preparação do Trabalho Final
28 Setembro 2018, 11:30 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
Conversa entre alunos, professores da disciplina de PEC 1 e membros da Equipa Educativa do Museu Calouste Gulbenkian com vista ao enquadramento conceptual e à logística da apresentação do trabalho final no contexto da exposição do Museu.
Avaliação diagnóstica
24 Setembro 2018, 14:00 • Elisabete Monteiro
Vivência de algumas experiências de movimento - avaliação diagnóstica - em termos de capacidade expressiva e de exploração do movimento dos estudantes. Vivência de alguns 'jogos de sensações' e sua fundamentação em termos de repercussão ou impacto na sua capacidade criativa.
A relação entre o movimento do corpo e a música
21 Setembro 2018, 12:30 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
Exercício de escuta orientada: o desenvolvimento de uma escuta exclusiva e discriminatória. As relações entre o movimento do corpo e a música: relação intrínseca (a qualidade do movimento e a sua relação dinâmica com a música) e extrínseca (a música como condicionante contextual e emocional do movimento). Exercícios práticos.