Sumários

Conceito de ação

1 Outubro 2018, 14:00 Elisabete Monteiro

O conceito de ação. As ações locomotivas e não locomotivas explorando diferentes partes, articulações e áreas do corpo, através da utilização do Motim Writing ou da declaração geral de movimento. Foi dada e explicada a respetiva simbologia, assim como exploradas diferentes formas de realização de uma mesma ação. Foi abordado o sentido de unidades de significação, assim como explorado em pequenos grupos o conceito de frase de movimento. A turma observou os trabalhos dos colegas, procedendo a uma breve análise e apreciação fundamentada.


Tipologias de movimento e os parâmetros musicais

28 Setembro 2018, 12:30 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

– Relações das tipologias de movimento com os parâmetros musicais

– Exploração expressiva de caráter livre com base nos diferentes parâmetros de análise da música e do movimento

– Dualismo entre Corpo Físico e Corpo Expressivo.

– Tessitura sonora e verticalidade do movimento

– Intensidade sonora e amplitude do gesto

– Melodia e frases de movimento


Exercícios Práticos


Preparação do Trabalho Final

28 Setembro 2018, 11:30 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

Conversa entre alunos, professores da disciplina de PEC 1 e membros da Equipa Educativa do Museu Calouste Gulbenkian com vista ao enquadramento conceptual e à logística da apresentação do trabalho final no contexto da exposição do Museu.


Avaliação diagnóstica

24 Setembro 2018, 14:00 Elisabete Monteiro

Vivência de algumas experiências de movimento - avaliação diagnóstica - em termos de capacidade expressiva e de exploração do movimento dos estudantes. Vivência de alguns 'jogos de sensações' e sua fundamentação em termos de repercussão ou impacto na sua capacidade criativa.

Esclarecimento de dúvidas 


A relação entre o movimento do corpo e a música

21 Setembro 2018, 12:30 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

Exercício de escuta orientada: o desenvolvimento de uma escuta exclusiva e discriminatória. As relações entre o movimento do corpo e a música: relação intrínseca (a qualidade do movimento e a sua relação dinâmica com a música) e extrínseca (a música como condicionante contextual e emocional do movimento). Exercícios práticos.