Aula 2 - A comunicação verbal e não verbal
15 Fevereiro 2019, 12:00 • margarida moura
- A comunicação verbal e não verbal (literal, não literal e abstracta).
- O valor comunicacional do corpo. Exploração de diferentes espaços: próprio, partilhável, colectivo.
JOGOS DE APRESENTAÇÃO (facilitam o contexto para a expressão dramática e teatral) com e sem contacto, com e sem significado, sempre com inclusão de movimento.
JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES (apelam ao desenvolvimento sensorial e ás capacidades de atenção e concentração privilegiando-se a comunicação não verbal, conducentes a uma relação de confiança e cumplicidade com os outros).
JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS (desenvolvem a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e colectiva).
- Tarefa Formativa para a próxima aula: Os estudantes trazem um texto à escolha.Bibliografia:
Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (2007). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.
Sousa, A. (2003). A Educação pela arte a artes na educação: 2º volume Drama e Dança. Ed. Piaget. Lisboa.