Sumários
Aula 9 - Avaliação da coroegrafia do texto
5 Abril 2019, 12:00 • margarida moura
Tarefa avaliativa individual, "a coreografia do texto e o texto da coreografia". Recursos: personagem, textos, registos diferenciados e reinterpretação coreográfica. Voz e texto com e sem utilização da personagem.
Bibliografia
Fontes, M.(2001). Manual do actor. C. Stanislavski. S. Paulo.
Stanislavki, C. (1986). A construção da personagem. 4ª ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.
Trigo, E. A. (1999). La corporeidad como expresión de lo humano. In Creatividad y motricidad, (pp. 60-86).
Aula 8 - Inicio à coreografia do texto | texto da coreografia
29 Março 2019, 12:00 • margarida moura
- Exercícios de voz: aquecimento, diferentes registos e projecção, na relação com o texto e com a personagem.
- Inicio ao exercício do "texto em movimento | movimento do texto"
- Tarefa formativa para a próxima aula: Criar a “Coreografia do Texto”. Um fragmento, 1 parágrafo ou uma frase do texto seleccionado pelo estudante. Recursos: texto, voz, movimento, personagem. Texto e movimento, movimento sem texto, texto movimento e personagem.
O estudante traz o figurino da coreografia do texto para ser avaliada na próxima aula. Devem ter em atenção: a) ousadia nas dinâmicas do texto coreografado, b) incluir a/o personagem; c) sair da zona de conforto, verdade e credibilidade na interpretação.
Sousa, A. (2003). A Educação pela arte a artes na educação: 2º volume Drama e Dança. Ed. Piaget. Lisboa.
Spolin, V. (2001a). Improvisação para o Teatro. Col. Estudos. Editora Perspectiva. S. Paulo, Brasil.
Aula 7 - Exercício da vivência da personagem
22 Março 2019, 12:00 • margarida moura
- A comunicação verbal e não verbal (literal, não literal e abstrata) . A comunicação interpessoal e a dinâmica de grupos. Comunicação para um público. Padrões de comunicação e efeitos da comunicação. O valor comunicacional do corpo.
- O personagem. Construção e desconstrução do personagem. A personificação do personagem. A personagem real em ação real, a personagem fictícia em ação real, a personagem real em ação fictícia e a personagem fictícia em ação fictícia. Experimentação da personagem em contexto exterior à sala de aula.
- Reflexão conjunta professor-estudantes sobre a consecução do exercício. Aspetos mais e menos conseguidos.
Bibliografia
Stanislavki, C. (1986). A construção da personagem. 4ª ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.
Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.
Aula 6 - Construção da personagem. Trabalho de respiração e voz
15 Março 2019, 12:00 • margarida moura
- O processo de criação e de improvisação do personagem em movimento através de temas, textos, ideias, frases e conceitos. A distinção entre 2 tipos de projetos: criativo e de criação adaptado ao personagem.
- Conhecimento da caracterização da personagem: identificação, gostos, experiências, limitações, possibilidades, etc. Apresentação das personagens aos colegas e docente.
- Jogos de respiração, de voz e de texto, com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e coletiva:1) aquecendo a voz (exercícios de respiração); 2) textos expirados (Barqueirinho e Velhinha); 3) história que se completa.
- Tarefa Formativa para a próxima aula: Os estudantes trazem o figurino da personagem para vivência em contexto de aula.
Bibliografia
Beja, Francisco; Topa José & Madureira Cristina (1999). Drama, pois! Jogos e projetos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Fontes, Martins (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.
Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.
Aula 5 - Inicio da construção da personagem
8 Março 2019, 12:00 • margarida moura
- A mensagem organizada. As características e os significados das mensagens não verbais. Codificação e descodificação da mensagem. O significado da mensagem. O intérprete e o interpretante. Interação simbólica.
- O corpo portador de mensagem. O corpo narrativo. Construção e desconstrução da mensagem.
- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento de sons diferentes). Qualidades do som e de emissão sonora. Sons espontâneos e intencionais. A respiração, a altura do som, o volume da voz, a velocidade da emissão. A entoação. Efeitos da alternância. Silêncio e emissão sonora.
- Consciencialização do movimento realçando a postura e naturalidade de expressão.
- Exploração de diferentes espaços: próprio, partilhável, colectivo.
- JOGOS DE APRESENTAÇÃO, JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES, JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS e JOGOS DE CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO / MOVIMENTO. Inicio da "construção da personagem".
- Tarefa Formativa para a próxima aula: Os estudantes enviam por e- mail a caracterização da personagem o mais completa possível (identificação, gostos, traumas, relações sociais, familiares, ... etc.). Avaliação individual.Bibliografia
Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (2007). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Fontes, M.(2001). Manual do actor. C. Stanislavski. S. Paulo.
Monteiro, R. (1994). Jogos dramáticos. 7ª edição. Editora Ágora. Brasil.
Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.
Stanislavki, C. (1986). A construção da personagem. 4ª ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.