Aula 4 - Palavras que dançam
1 Março 2019, 12:00 • margarida moura
- A comunicação inter-pessoal e a dinâmica de grupos. Padrões de comunicação e efeitos da comunicação. O valor comunicacional do corpo.
- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento de sons diferentes). Qualidades do some de emissão sonora. Sons espontâneos e intencionais.
- Revisão e inclusão de variantes nos jogos: JOGOS DE APRESENTAÇÃO, JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES e JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS: "texto em movimento": leitura/interpretação com registo diferente e sugerido pelo docente. "Palavras que dançam" com e sem inclusão da palavra.
Bibliografia:
Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (2007). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Read, H. (1982). A Educação pela arte. Edições 70. Lisboa.
Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.
Sousa, A. (2003). A Educação pela arte a artes na educação: 2º volume Drama e Dança. Ed. Piaget. Lisboa.
Trigo, E. A. (1999). La corporeidad como expresión de lo humano. In Creatividad y motricidad, (pp. 60-86). Barcelona: Inde. (FMH – 21047).