Aula 6 - Construção da personagem. Trabalho de respiração e voz
15 Março 2019, 12:00 • margarida moura
- O processo de criação e de improvisação do personagem em movimento através de temas, textos, ideias, frases e conceitos. A distinção entre 2 tipos de projetos: criativo e de criação adaptado ao personagem.
- Conhecimento da caracterização da personagem: identificação, gostos, experiências, limitações, possibilidades, etc. Apresentação das personagens aos colegas e docente.
- Jogos de respiração, de voz e de texto, com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e coletiva:1) aquecendo a voz (exercícios de respiração); 2) textos expirados (Barqueirinho e Velhinha); 3) história que se completa.
- Tarefa Formativa para a próxima aula: Os estudantes trazem o figurino da personagem para vivência em contexto de aula.
Bibliografia
Beja, Francisco; Topa José & Madureira Cristina (1999). Drama, pois! Jogos e projetos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Fontes, Martins (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.
Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.