Aula 3 - Comunicação e efeitos da comunicação verbal e não verbal. Início à leitura do texto

22 Fevereiro 2017, 16:30 margarida moura

- A comunicação verbal e não verbal (literal, não literal e abstracta) . A comunicação interpessoal e a dinâmica de grupos. Padrões de comunicação e efeitos da comunicação. O valor comunicacional do corpo.

- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento de sons diferentes). Qualidades do som e de emissão sonora. Sons espontâneos e intencionais.
- Revisão e inclusão de variantes nos jogos:

JOGOS DE APRESENTAÇÃO (com o objetivo de facilitar o contexto para a expressão dramática e teatral) - com e sem contacto visual, com e sem significado, sempre com inclusão de movimento: "respirações sonoras", "peso do nome e um estadode alma".
JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES (com o objetivo de apelar ao desenvolvimento sensorial e ás capacidades de atenção e concentração privilegiando-se a comunicação não verbal, conducentes a uma relação de confiança e cumplicidade com os outros):"a quem pertence".
JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS (com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e colectiva): “a história que se completa”,"texto em movimento": leitura branca, leitura confortável, texto com melodia.

Referências bibliográficas:

Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (1999). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Martinet, S. (1991). La musique du corps: Expression par le mouvement. Lausanne: Au Signal. (FMH/DAN – 144).
Rooyackers, Paul (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.

Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.
Observações: os estudantes devem consultar o programa para um conhecimento especifico da bibliografia recomendada.