Aula 3 - Comunicação e efeitos da comunicação verbal e não verbal. Início à leitura do texto
22 Fevereiro 2017, 16:30 • margarida moura
- A comunicação verbal e não
verbal (literal, não literal e abstracta) . A comunicação interpessoal e a
dinâmica de grupos. Padrões de comunicação e efeitos da comunicação. O valor
comunicacional do corpo.
- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento
de sons diferentes). Qualidades do som e de emissão sonora. Sons espontâneos e
intencionais.
- Revisão e inclusão de variantes nos jogos:
JOGOS DE APRESENTAÇÃO (com o
objetivo de facilitar o contexto para a expressão dramática e teatral) - com e
sem contacto visual, com e sem significado, sempre com inclusão de movimento: "respirações sonoras", "peso do nome e um estadode alma".
JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES (com o objetivo de apelar ao desenvolvimento
sensorial e ás capacidades de atenção e concentração privilegiando-se a
comunicação não verbal, conducentes a uma relação de confiança e cumplicidade
com os outros):"a quem pertence".
JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS (com o objetivo de desenvolver a oralidade e
estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida,
explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e colectiva): “a
história que se completa”,"texto em movimento": leitura branca,
leitura confortável, texto com melodia.
Referências bibliográficas:
Beja, F.; Topa J.
& Madureira C. (1999). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão
dramática. Porto Editora. Porto.
Martinet, S. (1991). La musique du corps: Expression par le mouvement.
Lausanne: Au Signal. (FMH/DAN – 144).
Rooyackers, Paul (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com
jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.
Observações: os estudantes devem consultar o programa para um conhecimento especifico da bibliografia recomendada.