Sumários

Aula 14 - Apoio ao trabalho final de PEC II

17 Maio 2017, 16:30 margarida moura

- Reflexão conjunta sobre os trabalhos - textos criativos -  apresentados na aula anterior.
- Trabalho autónomo dos estudantes sobre a apresentação do trabalho final prático de PEC II a apresentar dia 24 de maio, 4ªf.


Aula 13 - Apresentação do trabalho final de MED - PECII "Texto Criativo"

10 Maio 2017, 16:30 margarida moura

- Apresentação do trabalho final da módulo de MED (teórica – guião encenado e prática), TEXTO CRIATIVO. Avaliação em grupo.
- Auto avaliação dos estudantes tendo como critérios: assiduidade, pontualidade, atitude e comportamento nas aulas, empenhamento e entrega nas tarefas das aulas, trabalho/estudo extra aula para resolução dos exercícios propostos, empenhamento e esforço na superação de limitações e/ou dificuldades, “produtos” conseguidos (construção e vivência da personagem, coreografia do texto e texto coletivo) cooperação e interação com os colegas, com o grupo, com a turma e com o docente.
- Avaliação apreciativa intra grupos e inter grupos sobre os produtos apresentados.


Aula 12 - continuação do trabalho "O prazer do texto"

3 Maio 2017, 16:30 margarida moura

Continuação do trabalho "O prazer do texto". Trabalho em pequenos grupos tutoriado pelo docente e conducente ao momento de avaliação final do módulo de PECII - MED (movimento e expressão dramática) a acontecer na próxima 4ªf, 10 de maio 2017.
Aspetos a ter em consideração na concepção e montagem do trabalho:
- cada grupo deve montar um único texto que seja consequência de todos os textos individuais. Não retirar nem acrescentar nenhuma palavra, artigos ou proposições de nenhum dos textos. Privilegiar a combinação das palavras/pequenas frases dos diferentes textos e não "cortar e colar" grandes períodos ou parágrafos.
- utilizar como recursos de movimento expressivo na interpretação do "prazer do texto" elementos trabalhados nas aulas, a saber: BARQUEIRINHO, VELHINHA, PERSONAGEM, COREOGRAFIA DO TEXTO e PALAVRAS QUE DANÇAM.
- Enviar os textos com o guião / didascálias (que esclarece quem faz o quê, quando, como e onde) via e-mail até dia 9 de maio até às 18h. Os textos devem estar devidamente identificado com todos os elementos do grupo (constitui a parte teórica da avaliação).
- Pensar na encenação/figurinos com que apresentarão os textos na 4ªf, 10 de maio e referi-lo no guião.
- o texto será lido por vocês pelo que devem ter em atenção a altura e dinâmica vocal assim como a relação com o movimento existente.
A forma como ligam as palavras do texto e os materiais rítmico-expressivos e de movimento (quem? quantas repetições? de que modo? com quem? o que acentuam?, ..., como evoluem no desenvolvimento e na apresentação?, como começam?, como acabam?, ligações, transições, etc. etc. é da vossa escolha, decisão e responsabilidade. Alteram, reconstroem, criam, transgridem, falam, cantam mimam, enfim o que assim entenderem.
Pensem na fluidez e no fio condutor com que vão vivenciar e interpretar o produto a apresentar que se quer verdadeiro e credível.


Aula 11 - Inicio ao exercício "o prazer do texto"

26 Abril 2017, 16:30 margarida moura

Revisão dos conteúdos práticos: "palavras que dança" e "velhinha". Avaliação recíproca  por parte dos estudantes. Sugestões de melhoria.
Início à reconstrução dos textos individuais, selecionados pelos estudantes, criando um único texto. Devem utilizar todas as palavras específicas a cada texto individual.
Materiais a incluir na apresentação dos textos criativos: "palavras que dança", "velhinha", "barqueirinho", "o movimento do texto e o texto do movimento" e personagem.


Aula 10 - Avaliação individual do movimento do texto

19 Abril 2017, 16:30 margarida moura

O movimento do texto e o texto em movimento – AVALIAÇÃO INDIVIDUAL

 Recursos: personagens, texto com movimento, movimento sem texto,  palavras que dançam, registos diferentes do normal e da personagem.

Introdução ao trabalho prático final de avaliação: trabalho em pequenos grupos de construção de um só texto utilizando todos os textos individuais, "O PRAZER DO TEXTO". Recursos a utilizar: textos, personagens, movimento do texto, palavras que dançam, barqueirinho e velhinha.

Nota: Para a próxima aula cada grupo traz os textos, em formato digital e ou impresso para se iniciar a construção do "novo texto".

Referências bibliográficas:

Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (1999). Drama, pois! Jogos e projetos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.

Fontes, M. (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.

Stanislavski, C. (1986). A construção da personagem. 4ª ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.

Spolin, V. (2001a). Improvisação para o Teatro. Col. Estudos. Editora Perspectiva. S. Paulo, Brasil.