Aula 5 - Palavras que Dançam, Texto, Criação da Personagem

8 Março 2017, 16:30 margarida moura

A mensagem organizada. As características e os significados das mensagens não verbais. Codificação e descodificação da mensagem. O significado da mensagem. O intérprete e o interpretante. Interação simbólica.

O corpo portador de mensagem. O corpo narrativo. Construção e desconstrução da mensagem.
- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento de sons diferentes). Qualidades do som e de emissão sonora. Sons espontâneos e intencionais. A respiração, a altura do som, o volume da voz, a velocidade da emissão. A entoação. Efeitos da alternância. Silêncio e emissão sonora.
- Consciencialização do movimento realçando a postura e naturalidade de expressão.
- Exploração de diferentes espaços: próprio, partilhável, coletivo.
JOGOS DE APRESENTAÇÃO (com o objetivo de facilitar o contexto para a expressão dramática e teatral) - sem contacto e com evidente utilização do factor "C" (concentração): "sorrisos e caretas" e "olho-te e troco de lugar".
JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES (com o objetivo de apelar ao desenvolvimento sensorial e ás capacidades de atenção e concentração privilegiando-se a comunicação não verbal, conducentes a uma relação de confiança e cumplicidade com os outros): "objetos criativos".
JOGOS DE RESPIRAÇÃO, VOZ E HISTÓRIAS (com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e coletiva): "aquecendo as cordas vocais",  "respiração com texto e em movimento" de acordo com diferentes registos (textos individuais e "velhinha".
JOGOS DE CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO / MOVIMENTO (com o objetivo de relacionar o movimento e sua interpretação com a expressão e comunicação - movimento expressivo): “palavras que dançam, com e sem inclusão da palavra. Inicio da "construção da personagem".

Tarefa Formativa para a próxima aula: Os estudantes enviam por e-mail a caracterização da personagem o mais completa possível (identificação, gostos, traumas, relações sociais, familiares, ... etc. Etc.)
Referências bibliográficas:

Fontes, M. (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.

Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.

Stanislavki, C. (1986). A construção da personagem. 4ª ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.

Spolin, V. (2001a). Improvisação para o Teatro. Col. Estudos. Editora Perspectiva. S. Paulo, Brasil.

Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.