Aula 6 - Palavras que dançam e conhecimento da personagem

15 Março 2017, 16:30 margarida moura

 O processo de criação e de improvisação do personagem em movimento através de temas, textos, ideias, frases e conceitos. A distinção entre 2 tipos de projetos: criativo e de criação adaptado ao personagem.
- Conhecimento da caraterização da personagem: identificação, gostos, experiências, limitações, possibilidades, etc. Apresentação das personagens aos colegas.

A – JOGOS DE APRESENTAÇÃO – com o objetivo de facilitar o contexto para a expressão dramática e teatral.

SORRISOS E CARETAS – ...  EM RODA, altera-se sempre sorriso e careta.

Atenção: manterem-se sérios durante o jogo fazendo pequenas pausas entre o colocar e o retirar dos sorrisos e caretas. Todo o movimento feito deve ser muito claro e pode ser aumentado.

B – JOGOS DE CRIAÇÃO / INTERPRETAÇÃO

 PALAVRAS QUE DANÇAM: Recordam a sequência criada, na  aula anterior - voz e movimento. Incluem o refrão SEM PALAVRAS (mãos tapam a cara, palmas para fora (SEM) brs alongam pendem sobre o corpo com as palmas das mãos para fora, cabeça para o chão e joelhos fletidos.

Tarefa avaliativa e formativa para a próxima aula: Trazer figurino da personagem (para vivência da personagem em contexto de aula).

Referências bibliográficas:

Fontes, Martins (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.

Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.