Aula 6 - Palavras que dançam e conhecimento da personagem
15 Março 2017, 16:30 • margarida moura
O
processo de criação e de improvisação do personagem em movimento através de
temas, textos, ideias, frases e conceitos. A distinção entre 2 tipos de
projetos: criativo e de criação adaptado ao personagem.
- Conhecimento da caraterização da personagem: identificação, gostos,
experiências, limitações, possibilidades, etc. Apresentação das personagens aos
colegas.
A – JOGOS DE APRESENTAÇÃO – com o objetivo de facilitar o contexto para a expressão dramática e teatral.
SORRISOS E CARETAS – ... EM RODA, altera-se sempre sorriso e careta.
Atenção: manterem-se sérios durante o jogo fazendo pequenas pausas entre o colocar e o retirar dos sorrisos e caretas. Todo o movimento feito deve ser muito claro e pode ser aumentado.
B – JOGOS DE CRIAÇÃO / INTERPRETAÇÃO
PALAVRAS QUE DANÇAM:
Recordam a sequência
criada, na aula anterior - voz e
movimento. Incluem o refrão SEM PALAVRAS (mãos tapam a cara, palmas para fora
(SEM) brs alongam pendem sobre o corpo com as palmas das mãos para fora, cabeça
para o chão e joelhos fletidos.
Tarefa avaliativa e formativa para a próxima aula: Trazer figurino da personagem (para vivência da personagem em contexto de aula).
Referências bibliográficas:
Fontes, Martins (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.
Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.