2ª aula - A comunicação verbal e não verbal
15 Fevereiro 2017, 16:30 • margarida moura
A comunicação
verbal e não verbal (literal, não literal e abstrata).
O valor comunicacional do corpo. Exploração de diferentes espaços: próprio,
partilhável, coletivo.
JOGOS DE APRESENTAÇÃO (com o objetivo de facilitar o contexto para a expressão
dramática e teatral) com e sem contacto, com e sem significado, sempre com
inclusão de movimento "o peso do nome", "cumprimento das
palavras", "a palavra sentida".
JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES (com o objetivo de apelar ao desenvolvimento sensorial e ás capacidades de atenção e concentração privilegiando-se a comunicação não verbal, conducentes a uma relação de confiança e cumplicidade com os outros): "o objeto transfigura-se".
JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS ( com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e coletiva): "notícias entoadas" e "histórias que se completam".
Tarefa formativa para a próxima aula: os estudantes trazem um texto à sua escolha (letra de canção, poema, prosa, ... etc.)
Referências bibliográficas
Beja,
F.; Topa J. & Madureira C. (1999). Drama, pois! Jogos e projectos de
expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Martinet, S. (1991). La musique du corps: Expression par le mouvement.
Lausanne: Au Signal. (FMH/DAN – 144).
Rooyackers, Paul (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com
jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.
Observações:
Os estudantes devem consultar o programa para um conhecimento especifico da bibliografia recomendada.