Aula 5 - Inicio da construção da personagem
7 Março 2018, 12:30 • margarida moura
- A mensagem
organizada. As características e os significados das mensagens não verbais.
Codificação e descodificação da mensagem. O significado da mensagem. O
intérprete e o interpretante. Interação simbólica.
O corpo portador de mensagem. O corpo narrativo. Construção e desconstrução da
mensagem.
- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento
de sons diferentes). Qualidades do som e de emissão sonora. Sons espontâneos e
intencionais. A respiração, a altura do som, o volume da voz, a velocidade da
emissão. A entoação. Efeitos da alternância. Silêncio e emissão sonora.
- Consciencialização do movimento realçando a postura e naturalidade de
expressão.
- Exploração de diferentes espaços: próprio, partilhável, colectivo.
- JOGOS DE APRESENTAÇÃO, JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES, JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS e JOGOS DE CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO / MOVIMENTO. Inicio da "construção da personagem".
- Tarefa Formativa para a próxima aula: Os estudantes enviam por e- mail a caracterização da personagem o mais completa possível (identificação, gostos, traumas, relações sociais, familiares, ... etc.). Avaliação individual.
Bibliografia
Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (2007). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Fontes, M.(2001). Manual do actor. C. Stanislavski. S. Paulo.
Monteiro, R. (1994). Jogos dramáticos. 7ª edição. Editora Ágora. Brasil.
Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.
Stanislavki, C. (1986). A construção da personagem. 4ª ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.