Sumários

Aula 12 - Avaliação dos textos criativos

9 Maio 2018, 12:30 margarida moura

Apresentação e avaliação do trabalho final do módulo de Movimento e Expressão Dramática, os Textos Criativos. Trabalho de grupo.

Reflexão conjunta professor-estudantes sobre os produtos apresentados. Auto-avaliação, avaliação recíproca e heteroavaliação.


Aula 11 - Continuação da construção dos textos criativos

2 Maio 2018, 12:30 margarida moura

Continuação da construção dos textos criativos tutoriados pelo docente.

O guião dos textos criativos,  com as didascálias deve ser entregue ao docente até dia 8 de maio pelas 12:00 via e-mail.


Aula 10 - Inicio aos textos criativos

18 Abril 2018, 12:30 margarida moura

Exercícios de voz, Barqueirinho e Velhinha, alterando a melodia e a interpretação rítmico-expressiva.

Inicio do exercício, construção e montagem dos textos criativos. Incluindo todos os textos escolhidos pelos estudantes, organizados em 2 grupos de trabalho, constroem um único texto aglutinador de todos os textos possível de ser lido e interpretado de forma criativa e com recurso aos instrumentos trabalhados nas aulas, a saber: melodias sonoras, personagens, sequência de movimento "palavras que dançam" e coreografia dos textos individuais.


Aula 9 - Avaliação da coroegrafia do texto

11 Abril 2018, 12:30 margarida moura

Tarefa avaliativa individual, a coreografia do texto e o texto da coreografia. Recursos: personagem, textos, registos diferenciados e reinterpretação coreográfica. Voz e texto com e sem utilização da personagem.

Referênicas bibliográficas

Fontes, M.(2001). Manual do actor. C. Stanislavski. S. Paulo.

Stanislavki, C. (1986). A construção da personagem. 4ª ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.

Trigo, E. A. (1999). La corporeidad como expresión de lo humano. In Creatividad y motricidad, (pp. 60-86).


Aula 8 - Inicio à coreografia do texto | texto da coreografia

4 Abril 2018, 12:30 margarida moura

A aula decorreu no espaço público onde acontecerá a apresentação final do trabalho prático da unidade curricular.
- Exercícios de voz: aquecimento, diferentes registos e projecção, na relação com o texto e com a personagem.
- Inicio ao exercício do "texto em movimento | movimento do texto"
- Tarefa formativa para a próxima aula: Criar a “Coreografia do Texto”. Um fragmento, 1 parágrafo ou uma frase do texto seleccionado pelo estudante. Recursos: texto, voz, movimento, personagem. Texto e movimento, movimento sem texto, texto movimento e personagem.

 O estudante traz o figurino da coreografia do texto para ser avaliada na próxima aula. Devem ter em atenção: a) ousadia nas dinâmicas do texto coreografado, b) incluir a/o personagem; c) sair da zona de conforto, verdade e credibilidade na interpretação.

Bibliografia:

Sousa, A. (2003). A Educação pela arte a artes na educação: 2º volume Drama e Dança. Ed. Piaget. Lisboa.

Spolin, V. (2001a). Improvisação para o Teatro. Col. Estudos. Editora Perspectiva. S. Paulo, Brasil.