A Dança no contexto da Motricidade Humana
16 Fevereiro 2017, 10:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Polimorfia,
polissemia e outros factores de complexidade presentes no estudo da atividade
de dançar. Semelhanças e diferenças entre a dança e outras atividades
predominantemente motoras como o desporto ou a mímica. As diferenças nos
espetáculos e na sua preparação a partir das noções de tarefas abertas e
fechadas. Incerteza do resultado e guião do espetáculo. Regras e liberdade
criativa. Os "aesthetics sports": ginástica rítmica, natação
sincronizada e patinagem artística, e a aproximação da dança. No sentido
contrário o caso da desportivização das danças de salão ou "dança desportiva".
A comunicação direta e indireta com o público. A expressão de ideias,
sentimentos e emoções. A classificação dos jogos segundo R. Callois e a sua
aplicação na análise das diferenças entre dança e desporto, utilizando as
categorias do autor (competição, sorte, mimica/representação e vertigem).
Bibliografia:
-
Boilès, C. (1995). Dança. In R. Romano (ed): Soma/Psique-Corpo, Enciclopédia
Eunadi, 32, 291-303. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
- Callois, R. (1958). Les Jeux et les Hommes: la Masque et le Vertige. Paris : Ed. Galimard.
- Serre, J.C. (1984). La danse parmi les autres formes de la motricité. La Recherche en Danse, 3, 135-156
- Xarez, L.; Alves, M.J.; Cruz, I. & Antunes, S. (1992). A Dança no 1º Ciclo do Ensino Básico. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 5/6, 97-106.