A Dança no contexto da Motricidade Humana

16 Fevereiro 2017, 10:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Polimorfia, polissemia e outros factores de complexidade presentes no estudo da atividade de dançar. Semelhanças e diferenças entre a dança e outras atividades predominantemente motoras como o desporto ou a mímica. As diferenças nos espetáculos e na sua preparação a partir das noções de tarefas abertas e fechadas. Incerteza do resultado e guião do espetáculo. Regras e liberdade criativa. Os "aesthetics sports": ginástica rítmica, natação sincronizada e patinagem artística, e a aproximação da dança. No sentido contrário o caso da desportivização das danças de salão ou "dança desportiva". A comunicação direta e indireta com o público. A expressão de ideias, sentimentos e emoções. A classificação dos jogos segundo R. Callois e a sua aplicação na análise das diferenças entre dança e desporto, utilizando as categorias do autor (competição, sorte, mimica/representação e vertigem).

Bibliografia:
- Boilès, C. (1995). Dança. In R. Romano (ed): Soma/Psique-Corpo, Enciclopédia Eunadi, 32, 291-303. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

- Callois, R. (1958). Les Jeux et les Hommes: la Masque et le Vertige. Paris : Ed. Galimard.

- Serre, J.C. (1984). La danse parmi les autres formes de la motricité. La Recherche en Danse, 3, 135-156

- Xarez, L.; Alves, M.J.; Cruz, I. & Antunes, S. (1992). A Dança no 1º Ciclo do Ensino Básico. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 5/6, 97-106.