Observação e registo do movimento dançado
21 Março 2018, 13:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Características
da observação científica. Quadros de referência. Níveis de Sistematização.
Níveis de Formalização. A observação como processo deliberativo, sistemático,
seletivo e instrumental. A recolha de informação orientada para a produção de
natureza científica. A observação e as ciências (astronomia, zoologia,
botânica, etologia, psicologia, etc.). Funções da observação: descritiva,
avaliativa e heurística. A notação de movimentos: as funções de auxílio à
composição coreográfica, de disseminação das obras coreográficas, de
preservação de uma identidade e de estabelecimento de uma autoria legal
(direitos de autor). Os principais sistemas de notação de movimento: Feuillet
(1700), Laban (1928), Benesh (1956), Eshkol & Wachmann (1958). Os sistemas
de notação e as outras metodologias de preservação das danças: tradição oral e
registos em vídeo e filmes. Sistemas de notação e a sua evolução para sistemas
de observação e de análise do movimento dançado.
Bibliografia:
- Anguera, M.T.
(1978). Metodología de la Observación en las Ciencias Humanas. Madrid: Cátedra.
- Xarez, L. & Carvalheiro, S. (2004). Observar as Danças. Estudos em Dança, 7/8, Jan./Dez. (pp.43-50) Ed. A.P. Batalha. Cruz Quebrada: FMH Edições.
- Xarez, L. (2011). The Notation of Movements in Contemporaneity. 2nd International Musical Itineraries Forum “Music and Gesture”. Lisboa (Centro Cultural de Belém), 28-30 October. Abstracts Book, p.30-31.