Sumários
Capacidades Motoras - Flexibilidade
10 Maio 2018, 13:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Sessão
prática sobre flexibilidade. Avaliação desta capacidade: testes comuns e testes
específicos. A medição do turnout/ en dehors (rotação externa dos membros
inferiores) como exemplo. Identificação de situações de dança (aulas, ensaios,
espetáculos) em que esta qualidade se manifesta.
Identificação
dos métodos de treino da flexibilidade: ativo, passivo e PNF (facilitação
neuromuscular propriocetiva).
Bibliografia:
- Xarez, L. (2012).Treino em Dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH.
- Freitas, S. R. (2010). Flexibilidade e Alongamento: um Modelo Taxonómico. Santo António dos Cavaleiros: Gnosies.Avaliação - teste
9 Maio 2018, 14:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Teste escrito para avaliação na disciplina.
Capacidades coordenativas para dançar
9 Maio 2018, 13:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Identificação
das capacidades coordenativas necessárias ao ato de dançar. Situações de dança
exemplificativas de cada uma das suas componentes. O controlo motor nas
habilidades motoras complexas do movimento dançado. A coordenação interpessoal
nas danças a pares.
A
treinabilidade dos equilíbrios em dança. O alinhamento dos segmentos corporais
e a base de sustentação (ponta e meia ponta). Equilíbrios estáticos e
dinâmicos. Coordenação dos segmentos corporais nas voltas e nos saltos. Alguns
exemplos típicos: em retiré, attitude, arabesque; pirouettes e fouettés. A abordagem propriocetiva. A
treinabilidade do ritmo em dança. A noção de
tempo motor próprio ou espontâneo. Situações de exercício para identificação da
zona de conforto e dos seus limites. Utilização do metrónomo e das seguintes
categorias: largo, larghetto, adagio,
andante, moderato, allegro, presto, prestíssimo.
Bibliografia:
-
Xarez, L. (2012).Treino em Dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições
FMH. (cap. 10).
- Xarez, L. (2013). Entrainment in Ballroom Dances: The Influence of the Pair in the Synchronization with the Music. International Symposium on Performance Science (ISPS), Vienna, Austria, 28-31 August. A. Williamon & W. Goebl (Eds). Proceedings of the ISPS 2013, pp.141-145. Brussels, Belgium: European Association of Conservatoires (AEC), Brussels, Belgium. ISBN 9782960137804.
- Xarez, L. (2011). Dances of Cape Verde: Tempo, Preferences and Entrainment. International Symposium on Performance Science (ISPS), Toronto, Canada, 24-27 August. A. Williamon, D. Edwards & L. Bartel (Eds). Proceedings of the ISPS 2011, pp.209-214. Utrecht, The Netherlands: Association Europpéenne des Conservatoires (AEC). ISBN 9789490306021.Capacidades Motoras - Força
3 Maio 2018, 13:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Sessão
prática sobre força. Avaliação desta capacidade: testes comuns e testes
específicos. Identificação de situações de dança (aulas, ensaios, espetáculos)
em que esta qualidade se manifesta. Exemplos: lifts, developpés, grand battements, impulsão nos saltos e
desequilíbrios musculares. Identificação de exercícios específicos para o
desenvolvimento da força para dançar. As
invariantes da prescrição de exercício: duração, intensidade, intervalo,
séries, etc. Os diferentes tipos de força: máxima, rápida, de resistência e
reativa.
Bibliografia:
-
Xarez, L. (2012).Treino em Dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições
FMH.
Capacidades Motoras - Força
2 Maio 2018, 14:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Introdução
ao estudo da força aplicada a situações de dança. Nomenclatura. A sua
importância para a execução de grande parte dos skills/habilidades técnicas da dança. Factores que influenciam a
produção de força. Idade, sexo e nível de atividade física. Tipos de força.
Classificações existentes. Avaliação desta capacidade: testes comuns e testes
específicos. Identificação de situações de dança (aulas, ensaios, espetáculos)
em que esta qualidade se manifesta. Exemplos: lifts, developpés, grand battements, impulsão nos saltos e
desequilíbrios musculares.
Bibliografia:
-
Xarez, L. (2012).Treino em Dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições
FMH.