Sumários
28 Abril 2022, 13:30
•
margarida moura
Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional Janeiradas. Destaque para as principais componentes críticas e erros a evitar.
Revisão e aperfeiçoamento das danças e coreografia tradicional, Malhão Malhão (Douro); Erva Cidreira (Ribatejo) e esta Noite fui ao fontelo.
Reflexão teoria - prática e atividades de avaliação recíproca. Alunos observam os colegas e destacam as componentes críticas mais e menos conseguidas. Análise da escrita etnocoreográfica das janeiradas na relação com a prática vivencial.
Bibliografia
Moura, M. (2022). Danças e coreografias tradicionais portuguesas. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – TDII.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.
Moura, M. (2007b). Coreografia tradicional: princípios de composição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 167-178.
27 Abril 2022, 13:30
•
margarida moura
- Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional, Esta Noite fui ao Fontelo.
- Aprendizagem da sequência coreográfica, Janeiradas (Romanças, Romanças, 1991). Passos e posição dos membros superiores: estalinhos dos dedos com inclinação do tronco à frente e braços de nível superior para nível inferior; rodado no lugar próximo com Brs em posição básica; palmas com o par; passeio a rodar com o par de mãos dadas, facial, a nível inferior; tacão e bico com Brs em posição algarvia lateral; galope ou gingão lateral com Brs em posição algarvia (valsa); escovinha com Brs nível superior e inferior entrelaçados. Espaço: roda dupla facial-concêntrica/excêntrica, roda dupla lateral-lateral sentido inverso e direto.
Bibliografia
Moura, M. (2022). Danças e coreografias tradicionais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – TDII.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à
escrita da tradição. In Dança em
Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH
edições, 107-121.
Moura, M. (2007b). Coreografia tradicional:
princípios de composição. In Dança em
Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH
edições, 167-178.
27 Abril 2022, 09:00
•
Rita de Carvalho Duarte Rato
Treino dos passos aprendidos nas aulas anteriores com ênfase na execução técnica. Aprendizagem e treino de sequências coreografadas (reprodução).
Trabalho de composição coreográfica (CC)
21 Abril 2022, 13:30
•
margarida moura
Aprendizagem da coreografia tradicional, Esta Noite Fui ó Fontelo (Isabel Silvestre, Eu, 2000).
Passos e posição dos membros superiores: Serrar simples com Brs a nível inferior descontraídos; gingão circular com Brs a nível inferior descontraídos; lateral com toque com Brs em posição básica e torção do tronco; serrar simples com inclinação do tronco e estalinhos dos dedos estando os Brs a nível inferior descontraídos e a nível superior com estalinhos dos dedos. Espaço: filas mistas laterais-faciais desalinhadas.
Observações
A complexidade, rítmica e técnica, específica da coreografia Esta Noite Fui ao Fontelo dita que aconteça numa fase mais avançada da aprendizagem. Os motivos musicais e coreográficos não se repetem de forma sequencial revelando-se uma variável de dificuldade superior.
Bibliografia
Moura, M. (2022). Danças e coreografias tradicionais portuguesas. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – TD II.
20 Abril 2022, 13:30
•
margarida moura
Trabalho, em contexto de aula, das composições coreográficas. Trabalho em pequenos grupos de criação de uma coreografia tradicional. Apoio tutorial por grupo de acordo com os critérios de avaliação e variáveis coreográficas; Espaço, Ritmo, Gestos Técnicos, Movimento e Relações.