Sumários

O Tempo, a Energia e as Relações

10 Novembro 2021, 15:30 Elisabete Monteiro

Os estudantes vivenciaram situações desenvolvendo os conceitos de Tempo, Energia e Relações e seus elementos constituintes. Vivenciaram ainda distintas ações de esforço, analisando os seus componentes. Procederam ainda à construção colaborativa de pequenos trabalhos de composição em grupo, com observação sistemática, e posterior análise/apreciação do resto da turma.

Ao longo da sessão forma identificados os objetivos que eram perseguidos pelas respetivas situações vivenciadas. Desfrutando da presença da Profª Paula Lebre, foi sempre sendo feita a ponte entre o vivenciado no âmbito da dança e a sua aplicabilidade enquanto uma das ferramentas para a intervenção do psicomotricista.
No final da aula realizou-se um balanço das sessões, desta semana e da semana passada.


O Tempo, a Energia, as Relações

9 Novembro 2021, 15:30 Elisabete Monteiro

Os estudantes vivenciaram situações desenvolvendo os conceitos de Tempo, Energia e Relações e seus elementos constituintes. Vivenciaram ainda distintas ações de esforço, analisando os seus componentes. Procederam ainda à construção colaborativa de pequenos trabalhos de composição em grupo, com observação sistemática, e posterior análise/apreciação do resto da turma.

Ao longo da sessão forma identificados os objetivos que eram perseguidos pelas respetivas situações vivenciadas. Desfrutando da presença da Profª Paula Lebre, foi sempre sendo feita a ponte entre o vivenciado no âmbito da dança e a sua aplicabilidade enquanto uma das ferramentas para a intervenção do psicomotricista.
No final da aula realizou-se um balanço das sessões, desta semana e da semana passada.


Dança e terapias expressivas - análise de casos

9 Novembro 2021, 14:30 Elisabete Monteiro

A aula foi inteiramente dedicada ao visionamento de situações no âmbito da dançainiciando-se com uma breve revisão da fundamentação da perspectiva de Laban, e depois com a ilustração de exemplos ndas effort actions, relevando o seu potencial do trabalho no âmbito da psicomotricidade.

Os estudantes assistiram ainda ao documentário Physically being me, demonstrando o cado de várias pessoas portadoras de distintas deficiências testemunhando a importância da dança para a sua vida.
Visionaram ainda um documentário sobre dança e demência, assim como um extracto de ensaio da Candoco  Dance Company.
A aula conclui-se com um trailer do Projeto DansasAparte- Cercima Montijo.



O Corpo e o Espaço

3 Novembro 2021, 15:30 Elisabete Monteiro

Dando continuidade ao transmitido na aula teórica, os estudantes vivenciaram os conceitos relativos ao CORPO (partes, posição, formas, movimentos locomotores e não locomotores) e relativos ao ESPAÇO (direções, níveis, trajetórias, foco, amplitude/dimensão).

Todas as situações vivenciadas sob proposta da docente foram realizadas quer pela turma toda enquanto grande grupo, mas também se realizaram tarefas a pares e em pequenos grupos. Pelo menos em duas situações os estudantes apresentarem pequenos trabalhos de composição realizados precisamente em pequenos grupos, cumprindo com as condições estabelecidas pela docente. Nessas situações, a restante turma observou e procedeu a uma breve análise e discussão conjunta.
No final, fez-se um breve balanço da aula e esclareceram-se as dúvidas suscitadas.


O Corpo e o Espaço

2 Novembro 2021, 15:30 Elisabete Monteiro

Dando continuidade ao transmitido na aula teórica, os estudantes vivenciaram os conceitos relativos ao CORPO (partes, posição, formas, movimentos locomotores e não locomotores) e relativos ao ESPAÇO (direções, níveis, trajetórias, foco, amplitude/dimensão).

Todas as situações vivenciadas sob proposta da docente foram realizadas quer pela turma toda enquanto grande grupo, mas também se realizaram tarefas a pares e em pequenos grupos. Pelo menos em duas situações os estudantes apresentarem pequenos trabalhos de composição realizados precisamente em pequenos grupos, cumprindo com as condições estabelecidas pela docente. Nessas situações, a restante turma observou e procedeu a uma breve análise e discussão conjunta.
No final, fez-se um breve balanço da aula e esclareceram-se as dúvidas suscitadas.