Sumários
A Dança - Enquadramento Conceptual
2 Novembro 2021, 14:30 • Elisabete Monteiro
Iniciou-se a aula com uma breve apresentação da docente, esclarecendo desde logo que a temática dança, seria no âmbito da dança criativa, competindo aos estudantes fazer a ligação para a sua área de intervenção.
Foram explicitados os principais conceitos que envolvem a dança criativa (expressividade/liberdade; interação/colaboração; imaginação/Criatividade), a par com o seu significado, e com habitual recurso à improvisação como estratégia de ensino-aprendizagem da mesma, destacando a experimentação, exploração e descoberta.
Destacou-se ainda a importância do contexto e para quem se dirige, sublinhando-se neste âmbito, vulnerabilidades geram oportunidades, assim como incapacidade podem à procura de outras possibilidades e, assim adaptar a novos desafios.
Foi ainda sublinhado o papel ímpar de Laban, nas 4 questões que são um quadro de referência, nomeadamente:
- O que é que o corpo está a fazer?
- Onde está o corpo a mover-se?
- Como é que o corpo se está a mover? (destacando a sensação do observado, na Fluência; Peso; Espaço; Tempo)
- Que interações são criadas com o movimento, com quem e com quê?
Apresentaram-se ainda as 8 ações básicas de esforço: socar, pressionar, torcer, pontuar, flutuar, chicotear, sacudir, deslizar
Finalizou-se a aula com o visionamento de 2 vídeos sobre Laban: o 1º numa perspectiva histórica, o 2º em termos de análise do espaço e, especificamente do icosaedro.
Apresentação da Uc - Objetivos de aprendizagem, conteúdos, calendarização, avaliação.
28 Setembro 2021, 14:30 • Ana Paula Lebre dos Santos Branco Melo
Apresentação da Uc - Objetivos de aprendizagem, conteúdos, calendarização, avaliação.
Documentos orientadorse serão disponibilizados no SGA.