Treino das capacidades coordenativas no desporto infanto-juvenil

26 Outubro 2017, 14:30 Anna Georgievna Volossovitch

1. Definição e caracterização das capacidades coordenativas.

2. Solicitação das capacidades coordenativas por diferentes grupos de modalidades.
3. Treino das capacidades coordenativas:
     3.1. Capacidade de acoplamento.
     3.2. Capacidade de orientação espácio-temporal.
     3.3. Capacidade de diferenciação cinestésica.
     3.4. Capacidade de equilíbrio.
     3.5. Capacidade de ritmo.
4. Retenção das adaptações e prioridades do treino antes e depois da puberdade.
5. Treino das capacidades coordenativas numa perspetiva longitudinal.

6. Avaliação da coordenação geral.

Bibliografia:

Bompa, T. (2000). Total Training for Young Champions. Champaign: Human Kinetics.

Hebestreit, H. & Bar-Or, O. (Eds.) (2008). The Young Athlete. Encyclopaedia of Sports Medicine, vol. XIII. Oxford: Blackwell Publishing.

Latash,M., Turvey, M. (Eds.) Bernstein,N.(1996). Dexterity and Its Development. Mahwah, New Jersey:Lawrence Erlbaum Associates.

Lloyd, R.S., Read, P., Oliver, J.L., Meyers, R.W., Nimphius, S., Jeffreys, 
I. (2013). Considerations for the development of agility during childhood and adolescence. Strength and Conditioning Journal, 35(3), 2-11.

Sheppard, J.M. & Young, W. B. (2006). Agility literature review: Classifications, training and testing, Journal of Sports Sciences, 24(9), 919-932.