Disciplina Curricular

Formação e Identidade Profissional em Educação Física FIPEF

Mestrado Bolonha em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário - 3_Plano de Estudos 2015-2016

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos 2015-2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 1º Ano

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os estudantes:Conheçam o conceito de identidade profissional.Analisem criticamente a diversidade profissional em EF, identificando as dimensões da sua identidade.Conheçam e apreciem criticamente modelos explicativos do desenvolvimento profissional dos professores.Conheçam os processos de construção e organização do conhecimento dos professores.Conheçam e apreciem criticamente modelos de formação de professores.Concebam e utilizem processos de supervisão pedagógica.Conheçam e apreciem criticamente as principais orientações da investigação sobre a formação de professores.Concebam e utilizem processos de investigação-ação como estratégia de formação.Conheçam e apreciem criticamente a formação de professores realizada em Portugal.

Programa

Os conteúdos da disciplina de Formação de Professores organizam-se nos seguintes blocos temáticos: O conceito de identidade profissional e a diversidade profissional em Educação Física;Aspetos conceptuais da Formação de Professores; O desenvolvimento profissional e o conhecimento dos professores; A Supervisão Pedagógica na Formação de Professores; Investigação na Formação de Professores; A Formação e Avaliação de Professores em Portugal.

Métodos de ensino e avaliação

A disciplina organiza-se em regime de formação presencial e autónomo ou tutorial. A formação presencial consiste em sessões teóricas e práticas. As sessões práticas versam a apresentação prática das análises produzidas pelos grupos de estudantes sobre um texto de apoio sugerido na bibliografia. Esta dinamização será preparada por um dos grupos de trabalho durante um período de uma hora. Este momento é seguido por um período de discussão e sistematização da informação produzida. As sessões teóricas têm uma vocação de sistematização da informação sobre os conteúdos da disciplina.A avaliação na disciplina incidirá sobre a dinamização realizada por cada grupo e sobre um teste escrito individual, de cariz teórico. A nota final é obtida a partir da média ponderada da classificação nas duas atividades, considerando peso 1 para a média do trabalho de grupo (dinamização) e peso 2 para o trabalho individual (teste escrito).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre