Disciplina Curricular
Inovação e Tecnologia em Educação Física ITEF
Mestrado Bolonha em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário - 3_Plano de Estudos 2015-2016
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos 2015-2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 1º Ano
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer e analisar os conceitos básicos relacionados com a Inovação e a Tecnologia a serem usados pelos profissionais em Educação Física. Conhecer critérios de seleção das tecnologias em função do tipo e complexidade da informação a transmitir, do nível de aprendizagem dos formandos, do contexto da aprendizagem e dos recursos existentes.Identificar e analisar diferentes linhas de investigação educacional relacionadas com a utilização das tecnologias em contextos de educação.
Programa
As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na sociedade atual e nos contextos educativos.A tecnologia educativa: origem, desenvolvimento e principais tendências na educação física. As teorias da aprendizagem e a Tecnologia Educativa usada em contexto de aula de Educação Física. Procedimentos e metodologias de investigação educacional aplicadas ao campo das TIC. As diferentes etapas da investigação sobre a aplicação das TIC em contextos de educação e sua relação com a investigação em educação.E-learning e educação a distância: plataformas tecnológicas; princípios pedagógicos; processos de aprendizagem; princípios de programação didática de conteúdos; usabilidade.Criação de objetos de aprendizagem para Educação Física baseados em tecnologia.
Métodos de ensino e avaliação
A tarefa sujeita a avaliação consiste na produção de duas aplicações práticas que façam uso das tecnologias aprendidas na UC.Na primeira tarefa o objetivo é a criação de uma pequena unidade de ensino digital (Objeto de Aprendizagem) que ajude a aprendizagem em qualquer área relativa aos programas de Educação Física do ensino básico e secundário.Na segunda o objetivo é criar um pequeno sítio pessoal em HTML que inclua pelo menos 4 páginas. No sítio pode colocar, entre outras coisas, o portfólio, divulgar informações pessoais e criar ligações com outras páginas.Haverá igualmente um momento onde os alunos serão sujeitos a aplicação de um teste teórico ou prático onde terão de demonstrar proficiência nas tecnologias introduzidas durante as aulas teórico-práticas.