Objetivos

Mestrado Bolonha em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Analisar o papel central da avaliação no processo de ensino e aprendizagem.Compreender e reconhecer os pressupostos teóricos e práticos da interdependência do conceito de avaliação com as teorias de aprendizagem com as teorias curriculares, com as conceções de educação de Educação Física e com os modelos de ensino.Analisar os propósitos e efeitos da Avaliação PARA a aprendizagem, DA aprendizagem e COMO aprendizagem.Compreender a dimensão do objeto de avaliação em Educação Física.Compreender os fatores-chave da avaliação para a melhoria da aprendizagem.Compreender os fatores inibidores da avaliação na melhoria da aprendizagem.Compreender os elementos fundamentais do processo de feedback e o seu impacto na aprendizagem.Compreender a autoavaliação e autorregulação das aprendizagens, como elementos essenciais na melhoria da aprendizagem.Reconhecer o impacto da avaliação sumativa nos alunos e na motivação para aprender.Interpretar evidências e formular um juízo de valor com base em referenciais.Construir tarefas "autênticas" de suporte à avaliação.Compreender a observação direta como prática preferencial na recolha de evidências em Educação Física: requisitos, modelos e técnicas.Conceber e construir instrumentos de avaliação: requisitos pedagógicos e técnicos.Construir instrumentos de registo adequados aos objetos e aos objetivos da avaliação.Construir e/ou analisar criticamente protocolos de avaliação formativa e/ou sumativa, tomando por referência os documentos curriculares orientadores (Programas de Educação Física).Analisar os resultados da avaliação com vista à melhoria da aprendizagemIdentificar e reconhecer os erros a evitar na avaliação das aprendizagens.Analisar textos no domínio da avaliação, mobilizando e integrando conhecimentos para dar respostas a problemas do quotidiano profissional do professor de Educação Física.