Programa
Avaliação Educacional
Mestrado Bolonha em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Programa
A evolução do conceito de avaliação por via da evolução das teorias de aprendizagem e do currículo.Propósitos da avaliação para as aprendizagens, da aprendizagem e como aprendizagem.Conceções de professores e alunos sobre a avaliação formativa e sumativa.Princípios gerais da avaliação formativa e sumativa e sua relação com o ensino e a aprendizagem.A avaliação como suporte das decisões de planeamento em Educação Física e da regulação das aprendizagens dos alunos: a avaliação inicial; o protocolo de avaliação inicial - pressupostos e metodologia; o planeamento da avaliação formativa.Os princípios e os pressupostos da avaliação sumativa, tomando por referência os Programas de Educação Física.Os fatores chave da avaliação na melhoria da aprendizagem.Os fatores inibidores da avaliação na melhoria da aprendizagem.O processo de feedback em Educação Física e seu impacto na aprendizagem.A autoavaliação e autorregulação das aprendizagens em Educação Física.O objeto de avaliação em Educação Física e sua relação com as teorias de aprendizagem e conceções de Educação Física.Construção de referenciais (no âmbito da avaliação formativa e sumativa) e seus princípios: articulação entre o currículo e avaliação; enfoque no desenvolvimento de competências; enfoque naquilo que o aluno É capaz de fazer (pontos fortes); transparência e clareza; respeito pelo ecletismo e desenvolvimento multilateral; respeito pela flexibilização de percursos formativos.Referências para a definição do sucesso em Educação Física e seus aspetos operacionais.Decisões tomadas no seio do departamento de Educação Física relativas à avaliação.A conceção de tarefas autênticas de suporte à avaliação.A observação direta em contexto de ação.A construção de instrumentos de avaliação e de sistemas de registo.A construção de protocolos de avaliação sumativa e formativa.A análise dos resultados com vista à identificação de problemas na aprendizagem.