Programa

Avaliação Educacional

Mestrado Bolonha em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Programa

A evolução do conceito de avaliação por via da evolução das teorias de aprendizagem e do currículo. Propósitos da avaliação para as aprendizagens, da aprendizagem e como aprendizagem. Conceções de professores e alunos sobre a avaliação formativa e sumativa. Princípios gerais da avaliação formativa e sumativa e sua relação com o ensino e a aprendizagem. A avaliação como suporte das decisões de planeamento em Educação Física e da regulação das aprendizagens dos alunos: a avaliação inicial; o protocolo de avaliação inicial - pressupostos e metodologia; o planeamento da avaliação formativa. Os princípios e os pressupostos da avaliação sumativa, tomando por referência os Programas de Educação Física. Os fatores chave da avaliação na melhoria da aprendizagem. Os fatores inibidores da avaliação na melhoria da aprendizagem. O processo de feedback em Educação Física e seu impacto na aprendizagem. A autoavaliação e autorregulação das aprendizagens em Educação Física. O objeto de avaliação