Programa

Opção II.B - Abordagem da Escola como organização

Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação

Programa

1.Abordagens sistémicas no desenvolvimento; Perspetiva Sistémica Relacional Desenvolvimental 1.1. Teorias e Modelos Ecológicos 1.2. Teoria sistémica bioecológica de Bronfenbrenner 1.3. Teoria dos Sistemas Dinâmicos de Thelen & Smith 1.4. Teoria Holística Pessoa-Contexto de Magnusson 1.5. Perspetiva Contextual Desenvolvimental de Lerner 2. O conceito “Escola como organização” como modelo de mudança da escola. 3. A abordagem “Escola como organização” – Os 4 níveis da Organização Mundial de Saúde: Curriculo, Organização; Parcerias e Serviços. 5.Condições chave para a abordagem da “ Escola como organização” 5.1. Governança da Escola 5.2. Apoio aos alunos 5.3.Professores 5.4.Pais e Famílias 5.5. Envolvimento de Parceiros e Decisores 6.Estratégias eficazes em programas adotando uma abordagem da “Escola como organização” :Mind matters, Anti bullying programs, Friendly schools, Kidsmatter, RESCUR.