Sumários

Sistemas de Observação Sistemática em Educação Física e Desporto

10 Março 2022, 12:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Apresentação do sistema de observação 'Gestão do Tempo da Sessão' adaptado a partir do sistema de observação 'Análise do Tempo de Aula':

1) Objectivos;

2) Limitações e vantagens;

3) Origem;

4) Estrutura;

5) Definição de categorias;

6) e, regras de registo

 

Apresentação do instrumento de observação sistemática 'Sistema de Observação do Comportamento do Professor' (SOCP):

1) Objectivos;

2) Limitações e vantagens;

3) Origem;

4) Estrutura;

5) Definição de categorias;

6) e, regras de registo

 

Apresentação do instrumento de observação sistemática 'Sistema de Observação do Comportamento do Aluno' (SOCA):

1) Objectivos;

2) Limitações e vantagens;

3) Origem;

4) Estrutura;

5) Definição de categorias;

6) e, regras de registo

 

Apresentação do instrumento de observação sistemática 'Sistema de Observação do Feedback Pedagógico (FB):

1) Objectivos;

2) Limitações e vantagens;

3) Origem;

4) Estrutura;

5) Definição de categorias;

6) e, regras de registo


Sarmento, P.; Leça-Veiga, A.; Rodrigues, J,; Rosado, a. & Ferreira, V. (1998). Pedagogia do Desporto. Instrumentos de Observação Sistemática de Educação Física e Desporto (3ª edição). Edições FMH. Lisboa: FMH-UTL.


Observação em Desporto

10 Março 2022, 08:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

A observação em desporto:

1) A observação;

2) Tipos de observação;

3) Metodologia de observação;

4) Sistemas de observação;

5) Métodos de registo de dados;

6) Sistemas de observação gerais e específicos;

7) A fidelidade intra e inter observadores;

8) Índice de Bellack.




Sarmento, P.; Leça-Veiga, A.; Rodrigues, J,; Rosado, a. & Ferreira, V. (1998). Pedagogia do Desporto. Instrumentos de Observação Sistemática de Educação Física e Desporto (3ª edição). Edições FMH. Lisboa: FMH-UTL.


Atividades de Intervenção Pedagógica

9 Março 2022, 11:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

a) Atividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de três sessões de prática de 45’ de Desportos de Combate (Luta);

b) Registo digital de imagem e som (sessão de ensino);

c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;

d) Observação direta (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;

e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;

f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizadas.


Atividades de Intervenção Pedagógica

9 Março 2022, 08:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

a) Atividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de três sessões de prática de 45’ de Desportos de Combate (Luta);

b) Registo digital de imagem e som (sessão de ensino);

c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;

d) Observação direta (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;

e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;

f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizadas.


Observação em desporto

8 Março 2022, 12:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

A observação em desporto:

1) A observação;

2) Tipos de observação;

3) Metodologia de observação;

4) Sistemas de observação;

5) Métodos de registo de dados;

6) Sistemas de observação gerais e específicos;

7) A fidelidade intra e inter observadores;

8) Índice de Bellack.


Sarmento, P.; Leça-Veiga, A.; Rodrigues, J,; Rosado, a. & Ferreira, V. (1998). Pedagogia do Desporto. Instrumentos de Observação Sistemática de Educação Física e Desporto (3ª edição). Edições FMH. Lisboa: FMH-UTL.