Sumários

Avaliação e pré-projetos

9 Novembro 2017, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Teste escrito para avaliação de conhecimentos adquiridos nesta disciplina.

- Apresentação e análise dos pré-projectos realizados pelos alunos.



Aspetos Organizacionais do Projeto e Controlo do Projeto

2 Novembro 2017, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Aspetos Organizacionais do Projeto
- Seleção da forma organizativa do projeto.

- Organização tradicional versus organização matricial e formas híbridas de organização.

- Coordenação dos diversos componentes do projeto.

- Prática de chefia: visão, envolvimento e persistência na resolução dos problemas.

- Delimitação das responsabilidade e poderes dos participantes. - Hierarquia e liderança centrada na ação.

- Exemplos práticos de situações que exigem um determinado tipo de organização relativamente a outro e estilos de liderança apropriados a determinadas situações (normais, de conflito ou de crise).


Controlo do Projeto

- Conceito de Controlo e o planeamento como quadro referente.

- A referência aos objectivos e finalidades.

- Sistemas de feedback e Níveis de Controlo.

– Ações de comparar, ajustar e verificar.

- Controlo direto e indireto. Controlo dos tempos, custos e qualidade do projeto. Verificação das variações de custo, tempo e conteúdo.

- Coordenação das ações de controlo. Análise dos desvios. Ações corretivas.

- Aferição (re-aferição) de alvos e objectivos.

- Execução de problemas.

- Pontos fundamentais de um relatório.


Bibliografia:

- Cleveland, D. L. & Ireland, L. R. (2002). Gerência de projectos. Rio de Janeiro: Reichman & Affonso.

- Heldman, K. (2002). Gerência de projectos. Rio de Janeiro: Campos.

- Miguel, A. (2005). Gestão Moderna de Projetos. Lisboa: FCA, Editora de Informática.






Gestor de Projeto

26 Outubro 2017, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Gestor de Projeto

- As diversas funções de um gestor de projeto: preparar, planear, organizar, liderar, controlar.

- Realização dos objectivos, elaboração dos planeamentos (tempos, recursos e financeiro), tomada de decisões, chefia da equipa, resolução dos conflitos, controlo e apresentação de relatórios.

- Qualidades e atributos de um bom gestor de projetos.

- Diferenças entre gestores hierárquicos e gestores de projeto. Estilos de gestão e sua relação com modelos organizacionais.


Perfil do Gestor de Projetos em Dança

- O gestor de projetos em dança: formação técnica específica, formação sectorial, formação básica, formação em gestão, formação em relações humanas e em temas concretos (específicos de cada projeto).

- Domínio das técnicas de planeamento e controlo (orçamental, temporal e de meios) e outros atributos.

- Relações entre os conhecimentos técnicos, específicos da dança, e o tipo e dimensão (grandeza) do projeto.

- Estudo de alguns casos.

Bibliografia:
- Cleveland, D. L. & Ireland, L. R. (2002). Gerência de projectos. Rio de Janeiro: Reichman & Affonso.

- Heldman, K. (2002). Gerência de projectos. Rio de Janeiro: Campos.

- Miguel, A. (2005). Gestão Moderna de Projetos. Lisboa: FCA, Editora de Informática.


Planeamento dos Tempos das Atividades e MS Project

19 Outubro 2017, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

 Planeamento dos Tempos das Atividades

- A lista das tarefas e a duração das tarefas. A construção da WBS.

- Dos gráficos de Gantt às redes PERT/CPM.

- Avaliação e unidades de medida que permitam o controlo da execução.

- Identificação de dependências e sua representação gráfica.

- Noção de espaço de flutuação (folga) e de via crítica. Tipos de folga: total, livre, independente. Determinação do caminho crítico e execução de problemas.

- Atribuição de meios e designação de responsabilidades.

- A data “mais cedo” e a data “mais tarde” para início de cada atividade.

- Fórmula baseada no tempo optimista, tempo médio e tempo pessimista, previstos para a duração das tarefas.


Conceitos básicos na utilização do software

- Revisão dos conceitos apresentados a partir de modelos de projetos já realizados:

- Introdução de dados na tabela (mapa de Gantt). Apagar dados, mover linhas (tarefas). Inserir ou alterar informação.

- Outras vistas disponíveis: calendários, gráficos de PERT, tabelas de recursos e de custos e outras possibilidades.

- Treino das funções através de exemplos projetados.

- Criar e organizar um projeto: a WBS como elemento central na estruturação dos tempos, custos e recursos.

- Atividade, tarefa e subtarefa. Utilização de Indent e Outdent para organizar a WBS.

- Relação entre tarefas. Dependências. Relação simples Fim-Início.

- Afectação de recursos e associações entre recursos e tarefas.

- Duração das tarefas.


Bibliografia:

- Cleveland, D. L. & Ireland, L. R. (2002). Gerência de projectos. Rio de Janeiro: Reichman & Affonso.

- Heldman, K. (2002). Gerência de projectos. Rio de Janeiro: Campos.

- Lewis. J. (1992). Planificação, Programação e Controlo de Projectos. Mem Martins: Edições CETOP.

- Miguel, A. (2005). Gestão Moderna de Projetos. Lisboa: FCA, Editora de Informática.

- Roldão, V. (2000). Gestão de Projetos: Uma Perspectiva Integrada. Lisboa: Monitor, Projetos e Edições Lda.

- Vallet, G. (sd). Técnicas de Planificação de Projectos. Porto: Rés Editora, Lda.
- Silva, M. (2014). Microsoft Project 2013: depressa e bem. Lisboa: FCA, Editora de Informática.




Planeamento Geral do Projeto e MS Project

12 Outubro 2017, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Planeamento Geral do Projeto

- Finalidades e objectivos a atingir. Definição do PWS.

- Conteúdos técnicos: especificações a respeitar. Qualidade e operacionalização dos objectivos.

- Restrições de meios, tempos, custos, etc.

- Construção de organigramas a partir da listagem de tarefas, atividades e sua duração. Gráficos de Gantt e PERT.

- Elaboração do documento básico do projeto – plano diretor - e sua articulação e decomposição em instrumentos mais específicos de planeamento: orçamento, recursos e tempos.

MS Project

- Criar e organizar um projeto: a WBS como elemento central na estruturação dos tempos, custos e recursos.

- Atividade, tarefa e subtarefa. Utilização de Indent e Outdent para organizar a WBS.

- Relação entre tarefas. Dependências. Relação simples Fim-Início.

- Afectação de recursos e associações entre recursos e tarefas.

- Duração das tarefas.


Bibliografia:

- Cleveland, D. L. & Ireland, L. R. (2002). Gerência de projectos. Rio de Janeiro: Reichman & Affonso.

- Heldman, K. (2002). Gerência de projectos. Rio de Janeiro: Campos.

- Miguel, A. (2005). Gestão Moderna de Projetos. Lisboa: FCA, Editora de Informática.

- Silva, M. (2014). Microsoft Project 2013: depressa e bem. Lisboa: FCA, Editora de Informática.