Objectivos

Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora

Nesta UC pretende-se que os estudantes: 1) Conheçam os diferentes modelos teóricos que explicam diferentes Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem; 2) Saibam relacionar a visão descritiva das Perturbações do Desenvolvimento abordada em 1.º ciclo com as explicações e modelos teóricos abordados nesta UC; 3) Conheçam instrumentos de avaliação das Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem; 4) Dominem competências de aplicação de diferentes instrumentos; 5) Realizem uma análise e síntese dos dados fornecidos pelos instrumentos de avaliação, integrando elementos de informação num processo de avaliação compreensiva com vista ao diagnóstico e ao programa de intervenção, bem como à avaliação do plano terapêutico; 6) Identiquem e reconheçam alguns dos programas específicos de intervenção em diferentes Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem; 7) Integrem, num plano terapêutico individual e/ou grupal, diferentes elementos desses mesmos programas, realizando um plano de intervenção a médio e longo prazo para situações específicas; 8) Desenvolvam competências ao nível da comunicação com as famílias e o contexto escolar de pessoas com perturbações do desenvolvimento; 9) Actuar, no plano da avaliação e intrvnção, de acordo com os princípios éticos e deontológicos próprios da profissão.