Programa

Modelos Conceptuais e Metodológicos em Desenvolvimento e Aprendizagem

Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora

Programa

Tema 1 – Introdução; Perturbações do Neurodesenvolvimento e sua conceptualizaçao num Modelo Desenvolvimentista; Conceitos de Fenótipo e Endofenótipo; o papel das trajetórias de desenvolvimento, dos fatores de risco e de proteção nas Perturbações do Neurodesenvolvimento; Conceptualização de Casos Tema 2– Abordagens Teóricas Explicativas da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção; Teorias da Disfunção Executiva; Teorias da Aversão ao adiamento da gratificação; Teorias do Tempo Cognitivo Lento e dos Défices da Vigilância; Teorias do Controlo Inibitório. Tema 3 – Teorias Explicativas da Perturbação do Espectro do Autismo; Teoria da Mente; Teoria da Coerência Central; Teoria da Empatia-Sistematizaçao; Neurónios –Espelho e Pertubação do Espectro do Autismo Tema 4 – Teorias Explicativas das Dificuldades de Aprendizagem Específicas Tema 5 – Modelos, tipologias de instrumentos e protocolos de avaliação em Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem Tema 5.1 – Avaliação das Perturbações do Neurodesenvolvimento; Instrumentos de Avaliação Tema 5,2 - Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem Específicas; Instrumentos de Avaliação Tema 6 Compreensão semiológica das Perturbações do Desenvolvimento e Aprendizagem - Contributos para a prática de avaliação e intervenção; Tema 6.1 - Modelos, programas e estratégias de intervenção em Perturbações do Desenvolvimento Tma 6.2 - Modelos, programas e estratégias de intervenção em Perturbações do Desenvolvimento Tema 7 - A Organização da Informação decorrente da Avaliação e a estruturação da Intervenção em Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem