Sumários

Reflexão sobre a 1ª aula de Prática Pedagógica

29 Março 2019, 10:30 margarida moura

Reflexão sobre a 1ª aula de Prática Pedagógica das estudantes:
Cláudia Landeiro e Micaela Piedade,
Ana Salsinha e Mariana Prata.
Debate colaborativo inter observadores e professores que leccionaram a aula.
Relação com o relatório a realizar da 1ª aula e a elaboração do 2º plano de aula.


Exercício de Prática Pedagógica, 1ª aula

27 Março 2019, 14:00 margarida moura

Exercício de Prática Pedagógica, 1ª aula das estudantes-professoras:

Cláudia Landeiro e Micaela Piedade; Ana Salsinha e Mariana Prata.
Formas de dança: Dança Criativa e Iniciação à Dança Contemporânea para crianças População alvo: crianças do 4º ano do colégio, A Torre - Restelo.


Apoio tutorial ao exercício de prática pedagógica

22 Março 2019, 10:30 margarida moura

Apoio tutorial ao exercício de prática pedagógica.
Esclarecimento de dúvidas sobre: a planificação, o plano de aula, o relatório de aula e as fichas de observação geral e de micro ensino).
Reflexão sobre a avaliação dos planos de aula e aferições dos menos conseguidos.


Exercício de prática pedagógica. Aspetos específicos (continuação)

20 Março 2019, 14:00 margarida moura


Exercício de prática pedagógica. Aspetos específicos. Continuação do apoio à sua consecução.
Modelo de relatório de aula. Reflexão colaborativa com os estudantes.


Elementos principais no exercício de prática pedagógica

15 Março 2019, 10:30 margarida moura

Elementos principais no exercício de prática pedagógica a desenvolver por parte dos estudantes-professores com crianças do 3ºano do colégio, A Torre.

a) Cada estudante-professor lecciona 2 aulas de dança para crianças, observa 4 observações de aulas reais de outros colegas estudantes-professores e 8 observações de microensino, observando 2 dimensões de ensino por aula.
b) Cada estudante-professor é responsável pelas fichas de observação geral da aula a disponibilizar aos observadores, bem como, do plano de aula a disponibilizar ao docente da UC que observa a aula.
c) Os estudantes-professores  após a leccionação da aula produzem o respetivo relatório de aula que é consequente da auto-avaliação e da avaliação feita pelos observadores gerais da aula. O 2º relatório deverá integrar uma reflexão sobre todo o exercício de prática pedagógica, desde a planificação inicial à leccionação da 2ª aula.
d) Especial atenção aos prazos de entrega dos planos de aula e dos relatórios. Consultar organização temporal da UC.