Sumários

Apoio tutorial à elaboração dos planos de aula

13 Março 2019, 14:00 margarida moura

Apoio tutorial à elaboração dos planos de aula conducentes ao exercíco de prática pedagógica. Reflexão colaborativa com os estudante.


Plano de aula

8 Março 2019, 10:30 Maria João Alves

Transmissão de modelo de plano de aula, incluindo os seguintes itens:
Identificação completa: número de plano de aula, população alvo, forma de dança, identificação do professor, data, hora, número de aula, duração, sessão, nº alunos, local, conteúdos da sessão, material, objetivos do professor, objetivos de aprendizagem (OG-OE), atividades de aprendizagem para cada objetivo (identificação);descrição pormenorizada de cada atividade: título da atividade, identificação da fase (aquecimento, desenvolvimento, clímax, retorno à calma), descrição da atividade, duração (em tempo), condições de realização, comportamento do professor, critérios de êxito, avaliação, observações, estilo a adotar, erros a evitar, acompanhamento musical. 
Sugestões de preenchimento. Exemplos-tipo de descrição de atividade dentro do modelo de plano de aula. Exercício treino de definição de conceitos, identificação de conteúdos de modo a relacionar atividades e definir respetivos critérios de êxito de acordo com graus de exigência diferenciados. O exercício-treino foi efetuado recorrendo a pequenos excertos-vídeos de atividades de dança com crianças.

Bibliografia:
De Landsheere, V., & De Landsheere G. (1983). Definir os objectivos da educação. Lisboa: Moraes
Editores.
Kassing, G., & Jay, D. M. (2003). Dance teaching methods and curriculum design. Champaign, IL:Human Kinetics.
Kimmerle, M., & Côté-Laurence, P. (2003). Teaching dance skills: A motor learning and development approach. Andover, N.J: J. Michael Ryan Pub.
Metzler, M. W. (2005). Instructional models for physical education. Scottsdale, Ariz: HolcombHathaway, Publishers.
Murphy R., & Espeland M. (2007). Making connections in assessment and evaluation in arts education. In L. Bresler, (Ed.). International handbook of research in arts education. Dordrecht, The Netherlands: Springer. Vol 16 (pp. 337-340).
Purcell, T. M. (1994). Teaching children dance: Becoming a master teacher. Champaign, Ill: HumanKinetics. 
Ribeiro, M. L. C. (1989).Ribeiro, A. C., & Ribeiro, M. L. C. (2003). Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem. Lisboa: Universidade aberta.


Estratégias de ensino

6 Março 2019, 14:00 Maria João Alves

As Estratégias de ensino.
Estratégias de gestão e de instrução.Estratégias de gestão:preventivas (início da aula e disciplina), interativas, e de constituição de grupos,maximização da segurança, revisão e encerramento.Estratégias de instrução: estruturação de tarefas/atividades e empenhamento na aprendizagem(comunicação, set induction e verificação da compreensão, promoção declima de aula positivo, controlo); apresentação de tarefas/atividades de aprendizagem (prelação vs.demonstração, recurso a media, questionamento, attention cuing, feedback– tipos e dimensões, transição entre tarefas); e seleção de tarefas/atividades de aprendizagem (tipos de tarefas de dança, aprática globa vs. a prática analítica, actividades de apendizagem segundo osdomínios psicomotor/afetivo/cognitivo, variações intratarefa).
Bibliografia:

Cadopi, M. (2001). La motricité du danseur: approches cognitive et développementale. In S. Faure, C. Assaïante, M. Cadopi, M. Coltice, M. Lord, & P.-E. Sorignet (Eds.), Un état des lieux de la recherche sur les apprentissages et les motricités de la danse chorégraphiée. Rapport de recherche pour la synthèse “Développement et apprentissage des activités et perceptions artistiques ”, Ministère de la Recherche. Recuperado a 22 de Fevereiro de 2006, de http://www.cognitique.org/gabarit.php?action=affiche_element&id_element=134&origine=t_publication_tematice

Chamberlin, C., & Lee, T. (1993). Arranging practice conditions and designing instruction. In R. Singer, M. Murphey, & K. Tennant (Eds.), Handbook of research on sport psychology (pp. 213-241). New York: Macmillan Publishing Company.

Lee, T.D., Chamberlin, C.J., & Hodges, N. (2001). Arranging practice conditions and designing instruction. In R.N. Singer, H.A. Hausenblas, & C. Janelle (Eds.), Handbook of Research on Sport Psychology. New York: Wiley.

Metzler, M. W. (2005). Instructional models for physical education. Scottsdale, Ariz: Holcomb Hathaway, Publishers.



Apoio à elaboração das planificações pedagógicas

1 Março 2019, 10:30 margarida moura

. Apoio tutorial ao exercício de planificação pedagógica elaborado pelos estudantes. Esclarecimento de dúvidas.



Relação objetivos-conteúdos-avaliação (Continuação)

27 Fevereiro 2019, 14:00 margarida moura

. Continuação da aula anterior. Relação objetivos-conteúdos-atividades-avaliação pedagógic.

Exercício treino: 1 objetivo geral – 2 objetivos específicos e 4 atividades (2 para cada objetivo específico). Exercício a realizar pelos grupos da prática pedagógica.

. Avaliação. Tipos, funções e relações: objetivos do programa - conteúdo de aprendizagem; conteúdo de aprendizagem - instrumentos de avaliação e objetivos do programa - instrumentos de avaliação.


Bibliografia:
Consultar programa da unidade curricular.