Sumários

Relação Objetivos gerais-específicos-operacionais e respetivos conteúdos

22 Fevereiro 2019, 10:30 margarida moura

. Relação objetivos (gerais, específicos e operacionais / atividades) – conteúdos (específicos das temáticas) – atividades (condições de realização, critérios de êxito, comportamento dos alunos e do “professor-estudante”) – avaliação (tipos, funções e relações: objetivos do programa - conteúdo de aprendizagem; conteúdo de aprendizagem - instrumentos de avaliação e objetivos do programa - instrumentos de avaliação.

Bibliografia:
ver programa da disciplina


Conhecimento da população alvo específica à prática pedagógica

20 Fevereiro 2019, 14:00 margarida moura


Conhecimento da população alvo específica ao exercício de prática pedagógica. Visionamento da aula de Educação Física das crianças do 4º ano da Torre com a docente Vanda Guerra. Entrevistas à professora e às crianças para melhor conhecer e contextualizar a população alvo no âmbito da elaboração da planificação pedagógica.



Estilos e estratégias de ensino-aprendizagem de dança

15 Fevereiro 2019, 10:30 Maria João Alves

Modelos / Estilos de Ensino / estratégias de aprendizagem de dança em contextos educativos. 

Apresentação de conceitos, relacionados com o ensino de dança, intervenção didática, técnica de ensino e estilo de ensino. Os estilos de Ensino de acordo com Mosston e aplicados ao ensino da dança (Gibbons (2007): comando, tarefa, autoavaliação, inclusão, recíproco, auto ensino, descoberta convergente, programa individual, produção divergente, iniciado pelo aluno, descoberta guiada. Exercício de consolidação, através da apresentação em pequenos grupos dos estilos Tarefa, Recíproco, Descoberta Convergente e Descoberta Convergente e posterior discussão/clarificação acerca de exemplo vídeo. A investigação sobre o espectro dos estilos de Ensino: a síntese efetuada por Byra (2006), sobre os resultados dos estudos relativos aos estilos de ensino por produção. Eficácia da intervenção pedagógica. O conceito de “professor de dança eficaz”. Comportamentos do professor suscitáveis de favorecer melhores resultados nos alunos, segundo Rosenshine & Furst (1971): Clareza, Plasticidade, Concentração na tarefa, crítica, ensino indireto, tempo de prática, estruturação, questionamento e diagnóstico. As qualidades importantes num professor de técnica de dança (Schlaich & Dupont, 1993). As qualidades importantes no professor de dança para crianças (Joyce, 1984). Reflexão de como tornar a ação educativa eficaz (Altet, 1999).  

Continuação / melhoramento da TF1 com o apoio da aula - estilos de ensino.


Planificação pedagógica

13 Fevereiro 2019, 14:00 margarida moura

. Apresentação e discussão da tarefa formativa com participação colaborativa dos estudante.

. Planificação pedagógica. Quadro síntese: objetivos – conteúdos – atividades – avaliação – estratégias e métodos.

. Apoio tutorial sobre os conteúdos dados e sua relação com o exercício de planificação da prática pedagógica.

T1 – exercício de planificação (contextualização e caracterização do plano de aula e respetivos objetivos, conteúdos, atividades e avaliação) da prática pedagógica por parte dos estudantes.


Bibliografia: ver programa da disciplina.


Apresentação do programa e explicação do processo avaliativo

8 Fevereiro 2019, 10:30 margarida moura

. Apresentação da disciplina. Explicação do processo avaliativo.

. Apresentação teórica da disciplina - modelo a seguir: por projeto semiestruturado e pedagogia por objetivos.

. Explicação do quadro temporal da prática pedagógica e organização dos estudantes de acordo com os papéis, “professor” e “observador”.

. Organização dos estudantes pelo quadro temporal da prática pedagógica.

Tarefa Formativa: T1 – Planificação do exercício de prática pedagógica (PP), 2 aulas de dança para crianças do 4º ano - 9-10 anos com vivência de dança nos anos anteriores do 1º ciclo). Contextualização e caracterização da população alvo,  objetivos, conteúdos, atividades, avaliação, quadro síntese e quadro temporal.

Bibliografia:
Consultar programa da disciplina