Sumários
Relação Objetivos gerais-específicos-operacionais e respetivos conteúdos
22 Fevereiro 2019, 10:30 • margarida moura
. Relação objetivos (gerais, específicos e operacionais / atividades) – conteúdos (específicos das temáticas) – atividades (condições de realização, critérios de êxito, comportamento dos alunos e do “professor-estudante”) – avaliação (tipos, funções e relações: objetivos do programa - conteúdo de aprendizagem; conteúdo de aprendizagem - instrumentos de avaliação e objetivos do programa - instrumentos de avaliação.
Bibliografia:ver programa da disciplina
Conhecimento da população alvo específica à prática pedagógica
20 Fevereiro 2019, 14:00 • margarida moura
Conhecimento da população alvo específica ao exercício de prática pedagógica. Visionamento da aula de Educação Física das crianças do 4º ano da Torre com a docente Vanda Guerra. Entrevistas à professora e às crianças para melhor conhecer e contextualizar a população alvo no âmbito da elaboração da planificação pedagógica.
Estilos e estratégias de ensino-aprendizagem de dança
15 Fevereiro 2019, 10:30 • Maria João Alves
Modelos / Estilos de Ensino / estratégias de aprendizagem de dança em contextos educativos.
Planificação pedagógica
13 Fevereiro 2019, 14:00 • margarida moura
. Apresentação e discussão da tarefa formativa com participação colaborativa dos estudante.
. Planificação pedagógica. Quadro síntese: objetivos – conteúdos – atividades – avaliação – estratégias e métodos.
. Apoio tutorial sobre os conteúdos dados e sua relação com o exercício de planificação da prática pedagógica.
T1 – exercício de planificação (contextualização e caracterização do plano de aula e respetivos objetivos, conteúdos, atividades e avaliação) da prática pedagógica por parte dos estudantes.
Apresentação do programa e explicação do processo avaliativo
8 Fevereiro 2019, 10:30 • margarida moura
. Apresentação da disciplina. Explicação do processo avaliativo.
. Apresentação teórica da disciplina - modelo a seguir: por projeto semiestruturado e pedagogia por objetivos.
. Explicação do quadro temporal da prática pedagógica e organização dos estudantes de acordo com os papéis, “professor” e “observador”.
Consultar programa da disciplina