Programa

Metodologia e Ensino da Dança

Licenciatura Bolonha em Dança

Programa

1) O modelo misto de aprendizagem da dança, por objetivos e por projeto. 2) A pedagogia de projeto: o problema, a preparação/produção, a execução e a apreciação/divulgação. 3) A pedagogia por objetivos: definição de objetivos, métodos e avaliação pedagógica. 4) Da pedagogia do conteúdo à pedagogia da aprendizagem. 5) O papel do aluno. O papel do professor. 6) Os métodos ativos, as estratégias e os estilos de ensino. 7) A prática pedagógica. População alvo, objetivos, conteúdos, atividades e avaliação. 8) O plano de aula: fases da aula, objetivos, atividades, métodos, estratégias, recursos, progressões nas atividades e ocomportamento do professor. 9) O relatório da sessão. Relação com os itens do plano de aula, com a planificação, com os imprevistos e com asaulas posteriores. 10) A avaliação pedagógica: diagnóstica, formativa, sumativa e prognóstica. 11) O desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor da população alvo. Relação com o processo de ensino