Sumários

Aula 4 - Palavras que dançam

1 Março 2019, 12:00 margarida moura

- A comunicação inter-pessoal e a dinâmica de grupos. Padrões de comunicação e efeitos da comunicação. O valor comunicacional do corpo.

- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento de sons diferentes). Qualidades do some de emissão sonora. Sons espontâneos e intencionais.
- Revisão e inclusão de variantes nos jogos: JOGOS DE APRESENTAÇÃO,  JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES e JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS: "texto em movimento":  leitura/interpretação com registo diferente e sugerido pelo docente. "Palavras que dançam" com e sem inclusão da palavra.

Bibliografia:

Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (2007). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.

Read, H. (1982). A Educação pela arte. Edições 70. Lisboa.

Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.

Sousa, A. (2003). A Educação pela arte a artes na educação: 2º volume Drama e Dança. Ed. Piaget. Lisboa.

Trigo, E. A. (1999). La corporeidad como expresión de lo humano. In Creatividad y motricidad, (pp. 60-86). Barcelona: Inde. (FMH – 21047).


Aula 3 - A expressão vocal - textos em movimento  

22 Fevereiro 2019, 12:00 margarida moura

- A comunicação interpessoal e a dinâmica de grupos. Padrões de comunicação e efeitos da comunicação. O valor comunicacional do corpo.

- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento de sons diferentes). Qualidades do som e de emissão sonora. Sons espontâneos e intencionais.
- Revisão e inclusão de variantes nos jogos: JOGOS DE APRESENTAÇÃO,  JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES e JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS: "poema em movimento": leitura branca, leitura confortável, leitura/interpretação com diferentes e antagónicos registos .

Bibliografia:

Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (2007). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.

Read, H. (1982). A Educação pela arte. Edições 70. Lisboa.

Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.

Sousa, A. (2003). A Educação pela arte a artes na educação: 2º volume Drama e Dança. Ed. Piaget. Lisboa.

Trigo, E. A. (1999). La corporeidad como expresión de lo humano. In Creatividad y motricidad, (pp. 60-86). Barcelona: Inde. (FMH – 21047).


Aula 2 - A comunicação verbal e não verbal

15 Fevereiro 2019, 12:00 margarida moura

- A comunicação verbal e não verbal (literal, não literal e abstracta).

- O valor comunicacional do corpo. Exploração de diferentes espaços: próprio, partilhável, colectivo.
JOGOS DE APRESENTAÇÃO (facilitam o contexto para a expressão dramática e teatral) com e sem contacto, com e sem significado, sempre com inclusão de movimento.

JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES (apelam ao desenvolvimento sensorial e ás capacidades de atenção e concentração privilegiando-se a comunicação não verbal, conducentes a uma relação de confiança e cumplicidade com os outros).

JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS (desenvolvem a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e colectiva).

- Tarefa Formativa para a próxima aula: Os estudantes trazem um texto à escolha.

Bibliografia:

Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (2007). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.

Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.

Sousa, A. (2003). A Educação pela arte a artes na educação: 2º volume Drama e Dança. Ed. Piaget. Lisboa.


Aula 1 - Apresentação de PEC II e do módulo Movimento e Expressão Dramática

8 Fevereiro 2019, 12:00 margarida moura

- Apresentação do programa de PEC II com especial atenção para o processo avaliativo da unidade curricular (UC). Trabalho de turma a apresentar no final do semestre e que deverá revelar a influência dos 2 blocos lecionados na UC mais o tratamento criativo dado à informação, por parte dos estudantes. A apresentação acontece num espaço exterior à FMH.

- Apresentação do programa específico do módulo, Movimento e Expressão Dramática. Explicitação do processo avaliativo:

E (Evolução) - momento formativo, processual que inclui, a assiduidade, a pontualidade, a participação ativa, o empenhamento objetivo nas tarefas propostas pelo professor, a cooperação com o outro, a interajuda, os comportamentos e atitudes conducentes a um clima de aula eficaz e eficiente.

P1 (Prática Individual) – Diz respeito à concepção e apresentação de 2 tarefas, uma de construção e vivência do personagem (P1a) e outra de movimento e voz/texto (P1b). Tarefas individuais apresentadas em contexto de aula.

P2 (Prática Coletiva) – Refere-se à apresentação de uma tarefa de construção de um texto criativo e coletivo (com inclusão de movimento e de personagem) consequente da desconstrução de um conjunto de textos individuais. Tarefa realizada em pequenos grupos. Valoriza-se a relação do movimento com o texto, a voz e a personagem. Avalia-se a interpretação individual  e coletiva de acordo com o guião dramático de cada grupo..

 

Nota final MED = 30% E + 30% P1 (15% P1a + 15% P1b) + 40% P2