Sumários

Aula 4 - Visita de estudo ao Teatro Camões

1 Março 2017, 16:30 margarida moura

Visionamento do espectáculo iTMOi - IN THE MIND OF IGOR, do coreógrafo Akram Khan em exibição no Teatro Camões pela Companhia Nacional de Bailado. Espectáculo aberto a escolas.
Interesse de reflexão sobre a parte mais expressiva, teatral e plástica da peça.
"Neste trabalho, interessam-me as dinâmicas com as quais Stravinski transformou o mundo clássico da música evocando emoções através de padrões, em vez de expressões, e como esses padrões foram enraizados no conceito de uma mulher que dança até à morte. (...) Mas, de certa forma, espero poder investigá-la novamente, não apenas através de padrões, como Stravinsky o fez, mas também através da exploração da condição humana. Uma rutura na mente, uma morte no corpo e um nascimento na alma, tudo lembrando-nos que a mente e a imaginação são selvagens e auto-criativas. Adicionalmente, criar esta obra com três compositores diferentes – Nitin Sawhney, Jocelyn Pook e Ben Frost – permitiu-nos descobrir inúmeros e diversos sons, usando Stravisnky como referência, o guia, o mapa" (Akram Khan)


3ª aula - Mão, manipulação, risco (cont.)

23 Fevereiro 2017, 17:00 Daniel Tércio Ramos Guimarães

Continuação da aula anterior.

Exercícios práticos utilizando diferentes instrumentos de registo. Manipulação de elementos similares à linha, ao ponto e ao plano.


Aula 3 - Comunicação e efeitos da comunicação verbal e não verbal. Início à leitura do texto

22 Fevereiro 2017, 16:30 margarida moura

- A comunicação verbal e não verbal (literal, não literal e abstracta) . A comunicação interpessoal e a dinâmica de grupos. Padrões de comunicação e efeitos da comunicação. O valor comunicacional do corpo.

- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento de sons diferentes). Qualidades do som e de emissão sonora. Sons espontâneos e intencionais.
- Revisão e inclusão de variantes nos jogos:

JOGOS DE APRESENTAÇÃO (com o objetivo de facilitar o contexto para a expressão dramática e teatral) - com e sem contacto visual, com e sem significado, sempre com inclusão de movimento: "respirações sonoras", "peso do nome e um estadode alma".
JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES (com o objetivo de apelar ao desenvolvimento sensorial e ás capacidades de atenção e concentração privilegiando-se a comunicação não verbal, conducentes a uma relação de confiança e cumplicidade com os outros):"a quem pertence".
JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS (com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e colectiva): “a história que se completa”,"texto em movimento": leitura branca, leitura confortável, texto com melodia.

Referências bibliográficas:

Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (1999). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Martinet, S. (1991). La musique du corps: Expression par le mouvement. Lausanne: Au Signal. (FMH/DAN – 144).
Rooyackers, Paul (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.

Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.
Observações: os estudantes devem consultar o programa para um conhecimento especifico da bibliografia recomendada.



2ª aula - mão, manipulação, risco

16 Fevereiro 2017, 17:00 Daniel Tércio Ramos Guimarães

Reflexão sobre o ato de desenhar. Registos de gestos e restos de movimento. A gravação do corpo sobre uma superfície bi-dimensional. 

Construção de pautas de movimento a partir de exercícios de improvisação.


2ª aula - A comunicação verbal e não verbal

15 Fevereiro 2017, 16:30 margarida moura

A comunicação verbal e não verbal (literal, não literal e abstrata).

O valor comunicacional do corpo. Exploração de diferentes espaços: próprio, partilhável, coletivo.
JOGOS DE APRESENTAÇÃO (com o objetivo de facilitar o contexto para a expressão dramática e teatral) com e sem contacto, com e sem significado, sempre com inclusão de movimento "o peso do nome", "cumprimento das palavras", "a palavra sentida".

JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES (com o objetivo de apelar ao desenvolvimento sensorial e ás capacidades de atenção e concentração privilegiando-se a comunicação não verbal, conducentes a uma relação de confiança e cumplicidade com os outros):  "o objeto transfigura-se".

JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS ( com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e coletiva): "notícias entoadas" e "histórias que se completam".

Tarefa formativa para a próxima aula: os estudantes trazem um texto à sua escolha (letra de canção, poema, prosa, ... etc.)

Referências bibliográficas
Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (1999). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Martinet, S. (1991). La musique du corps: Expression par le mouvement. Lausanne: Au Signal. (FMH/DAN – 144).
Rooyackers, Paul (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.

Observações:

Os estudantes devem consultar o programa para um conhecimento especifico da bibliografia recomendada.