Sumários
Aula 4 - Visita de estudo ao Teatro Camões
1 Março 2017, 16:30 • margarida moura
Visionamento do espectáculo iTMOi - IN THE MIND OF IGOR, do coreógrafo Akram Khan em exibição no Teatro Camões pela Companhia Nacional de Bailado. Espectáculo aberto a escolas.
Interesse de reflexão sobre a parte mais expressiva, teatral e plástica da peça.
"Neste trabalho, interessam-me as dinâmicas com as quais Stravinski
transformou o mundo clássico da música evocando emoções através de
padrões, em vez de expressões, e como esses padrões foram enraizados
no conceito de uma mulher que dança até à morte. (...) Mas, de certa forma, espero
poder investigá-la novamente, não apenas através de padrões, como
Stravinsky o fez, mas também através da exploração da condição
humana. Uma rutura na mente, uma morte no corpo e um
nascimento na alma, tudo lembrando-nos que a mente e a imaginação são
selvagens e auto-criativas. Adicionalmente, criar esta obra com três
compositores diferentes – Nitin Sawhney, Jocelyn Pook e Ben Frost –
permitiu-nos descobrir inúmeros e diversos sons, usando Stravisnky como
referência, o guia, o mapa" (Akram Khan)
3ª aula - Mão, manipulação, risco (cont.)
23 Fevereiro 2017, 17:00 • Daniel Tércio Ramos Guimarães
Continuação da aula anterior.
Aula 3 - Comunicação e efeitos da comunicação verbal e não verbal. Início à leitura do texto
22 Fevereiro 2017, 16:30 • margarida moura
- A comunicação verbal e não
verbal (literal, não literal e abstracta) . A comunicação interpessoal e a
dinâmica de grupos. Padrões de comunicação e efeitos da comunicação. O valor
comunicacional do corpo.
- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento
de sons diferentes). Qualidades do som e de emissão sonora. Sons espontâneos e
intencionais.
- Revisão e inclusão de variantes nos jogos:
JOGOS DE APRESENTAÇÃO (com o
objetivo de facilitar o contexto para a expressão dramática e teatral) - com e
sem contacto visual, com e sem significado, sempre com inclusão de movimento: "respirações sonoras", "peso do nome e um estadode alma".
JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES (com o objetivo de apelar ao desenvolvimento
sensorial e ás capacidades de atenção e concentração privilegiando-se a
comunicação não verbal, conducentes a uma relação de confiança e cumplicidade
com os outros):"a quem pertence".
JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS (com o objetivo de desenvolver a oralidade e
estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida,
explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e colectiva): “a
história que se completa”,"texto em movimento": leitura branca,
leitura confortável, texto com melodia.
Referências bibliográficas:
Beja, F.; Topa J.
& Madureira C. (1999). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão
dramática. Porto Editora. Porto.
Martinet, S. (1991). La musique du corps: Expression par le mouvement.
Lausanne: Au Signal. (FMH/DAN – 144).
Rooyackers, Paul (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com
jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.
Observações: os estudantes devem consultar o programa para um conhecimento especifico da bibliografia recomendada.
2ª aula - mão, manipulação, risco
16 Fevereiro 2017, 17:00 • Daniel Tércio Ramos Guimarães
Reflexão sobre o ato de desenhar. Registos de gestos e restos de movimento. A gravação do corpo sobre uma superfície bi-dimensional.
2ª aula - A comunicação verbal e não verbal
15 Fevereiro 2017, 16:30 • margarida moura
A comunicação
verbal e não verbal (literal, não literal e abstrata).
O valor comunicacional do corpo. Exploração de diferentes espaços: próprio,
partilhável, coletivo.
JOGOS DE APRESENTAÇÃO (com o objetivo de facilitar o contexto para a expressão
dramática e teatral) com e sem contacto, com e sem significado, sempre com
inclusão de movimento "o peso do nome", "cumprimento das
palavras", "a palavra sentida".
JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES (com o objetivo de apelar ao desenvolvimento sensorial e ás capacidades de atenção e concentração privilegiando-se a comunicação não verbal, conducentes a uma relação de confiança e cumplicidade com os outros): "o objeto transfigura-se".
JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS ( com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e coletiva): "notícias entoadas" e "histórias que se completam".
Tarefa formativa para a próxima aula: os estudantes trazem um texto à sua escolha (letra de canção, poema, prosa, ... etc.)
Referências bibliográficas
Beja,
F.; Topa J. & Madureira C. (1999). Drama, pois! Jogos e projectos de
expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Martinet, S. (1991). La musique du corps: Expression par le mouvement.
Lausanne: Au Signal. (FMH/DAN – 144).
Rooyackers, Paul (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com
jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.
Observações:
Os estudantes devem consultar o programa para um conhecimento especifico da bibliografia recomendada.